Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ademir Watanabe deixa a Secretaria da Saúde de Sorocaba

27 de Agosto de 2020 às 11:44

Saúde suspende férias de servidores Ademir Watanabe não é mais o titular da Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba. Crédito da foto: Emidio Marques/ Arquivo JCS (27/9/2019)

Atualizada às 12h 

O médico Ademir Watanabe foi exonerado do cargo de titular da Secretaria da Saúde (SES) da Prefeitura de Sorocaba. Watanabe estava à frente da pasta desde setembro de 2019. A decisão foi comunicada pela Prefeitura na manhã desta quinta-feira (27).

O novo secretário será o médico e servidor público da rede municipal Marcos Fabrício dos Santos. Conforme o Executivo, o objetivo da troca é "promover uma reformulação na gestão pública de saúde" da cidade.

A nomeação de Santos será publicada na edição desta quinta (27) do jornal Município de Sorocaba.

Quatro passagens

Watanabe teve quatro passagens pela pasta da Saúde. Ele é funcionário de carreira da Prefeitura e já ocupou o cargo nos governos de Renato Amary (PSDB), Vitor Lippi (PSDB) e Jaqueline Coutinho (então no PTB), em 2017. À época, ela ocupou o cargo por força da cassação de José Crespo (DEM).

Naquela ocasião, ficou no posto entre 30 de agosto de 2017 e 19 de março de 2018. Deixou a pasta em meio à polêmica da terceirização das Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) de Sorocaba.

Watanabe retornou em setembro de 2019, novamente nomeado por Jaqueline Coutinho (ainda no PTB), que reassumiu como prefeita.

Novo secretário

Marcos Fabrício dos Santos possui especialização em urgência e emergência, geriatria e clínica médica. Ele atua na Prefeitura de Sorocaba como médico desde 1999 e é servidor concursado desde 2002. Fez parte do corpo clínico da Santa Casa de Sorocaba e foi coordenador de Urgência e Emergência na SES. (Da Redação)