Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ação integrada acolhe 19 pessoas em situação de rua

30 de Março de 2021 às 11:08

Ação foi realizada durante a noite desta segunda-feira (29). Crédito da foto: Divulgação/Secom Sorocaba

A Guarda Civil Municipal (GCM) realizou uma ação integrada, nesta segunda-feira (29), com a Ronda Social da Secretaria da Cidadania (Secid), para abordagem, orientação e possível encaminhamento para atendimento social das pessoas em situação de rua. Ao todo, foram abordadas 26 pessoas e 19 delas aceitaram ser conduzidas ao Serviço de Obras Sociais Sorocaba (SOS) para receber atendimento social.

A ação foi realizada no espaço da Rodoviária, na Praça Cel. Fernando Prestes e na Praça Pedro de Toledo (próximo ao Cemitério da Saudade), durante o período da noite, e contou com a participação de equipes da GCM, da Secid e do SOS. Além de alimentação, roupas, banho e abrigo, no SOS as pessoas acolhidas são identificadas e suas necessidades imediatas são avaliadas.

Para atendimento em saúde, é solicitado o serviço especializado do Samu ou do CRAS, quando é verificada a necessidade de atendimento na área da saúde mental ou da dependência química, dentre outras urgências. Todas as pessoas também são orientadas a respeito dos perigos que encontram nas ruas e é oferecida a elas toda a assistência possível, sendo observado cada caso individual.

Rondas preventivas

Ao longo do período noturno, a GCM também realizou patrulhamento preventivo, com o objetivo de evitar aglomerações e garantir o respeito às regras sanitárias adotadas pelo município no enfrentamento à Covid-19.

Na Vila Hortência, na Zona Leste, um grupo de aproximadamente 20 adolescentes utilizava uma quadra esportiva. Todos foram orientados e deixaram o local. No Jardim Dois Corações, na Zona Industrial, foi atendida uma denúncia de aglomeração em um bar. Mas, ao chegar, a equipe da GCM se deparou com o estabelecimento já fechado.

Além dessas ações, foram realizados 46 patrulhamentos preventivos nos arredores de próprios municipais e áreas públicas, sendo que não houve registro de ocorrências nesses locais. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)