Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ação fará testes de sífilis e HIV nesta sexta-feira em shopping de Sorocaba

18 de Outubro de 2018 às 08:09

Ação fará testes de sífilis e HIV em shopping Estimativa da Prefeitura é que pelo menos 800 testes rápidos sejam feitos. Crédito da foto: Secom Sorocaba

Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis, lembrado em todo terceiro sábado do mês de outubro, a Secretaria de Saúde (SES), por meio do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais, em parceria com o Shopping Pátio Cianê, realizará uma ação para oferecer testes rápidos que servem para diagnosticar casos de sífilis e HIV. A testagem acontecerá amanhã, das 11h às 20h, no shopping, localizado na avenida Afonso Vergueiro, 82, no Centro.

De acordo com a coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Helena Solla, além dos testes rápidos, haverá distribuição de preservativos e informativos impressos e orientações referentes às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). “A intenção é levar conhecimento à população através de informações sobre esse agravo pouco abordado no cotidiano. Outro objetivo é dar oportunidade às pessoas que não conseguem acessar os serviços de saúde para realizar essa testagem. Até agosto de 2018, registramos 1.250 casos de sífilis adquiridas. Esse número é muito preocupante”, alerta Helena.

A ação terá o apoio de residentes do curso de enfermagem da Universidade de Sorocaba (Uniso) e da Faculdade de Medicina de Sorocaba (PUC-SP). A estimativa é que pelo menos 800 testes rápidos sejam realizados.

As pessoas que não conseguirem fazer o teste durante a campanha podem procurar o CTA/Same (Serviço de Atendimento Municipal Especializado), que fica situado à rua Manoel Lopes, 220, na Vila Hortência, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. (Secom Sorocaba)

Galeria

Confira a galeria de fotos