Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ação do Gaeco e Corregedoria tem 32 PMs como alvos

15 de Agosto de 2018 às 11:37

Trinta e dois policiais militares foram presos nesta terça-feira (14) em uma operação coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com apoio da Corregedoria da própria Polícia Militar. Eles são acusados de envolvimento no tráfico de drogas. Sete traficantes também foram presos durante a chamada Operação "Tio Genésio". A ação foi desencadeada nos municípios de Campinas, Sumaré, Hortolândia, Mogi Mirim, Bauru, São Carlos e também Sorocaba, onde houve o cumprimento de mandados de prisão. Na cidade, residia ao menos um dos policiais detidos. A identidade do suspeito não foi revelada.

O trabalho de investigação, focado no combate à corrupção e tráfico de drogas, começou em janeiro último e resultou no cumprimento dos mandados de prisão e de 51 mandados de busca e apreensão. Participaram da ação 320 PMs e 100 viaturas. Conforme a investigação, os policiais presos não combatiam o crime e ainda recebiam por informações sobre operações da corporação e até de investigações em andamento. Eles também são acusados de corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Estado afirmou que "não compactua com desvios de conduta por parte de seus integrantes". Conforme a instituição, os 32 policiais presos preventivamente estão sujeitos, na esfera administrativa, a sanções que podem chegar à expulsão. Ainda conforme a SSP, a reposição do efetivo do 47º BPM/M será feita de acordo com as questões e parâmetros técnicos e estratégicos do Comando da Instituição.