Buscar no Cruzeiro

Buscar

Acaba hoje prazo para doar Imposto de Renda devido a entidades assistenciais

27 de Dezembro de 2018 às 22:28

Pessoas físicas e jurídicas podem doar parte do imposto de renda devido ao Fundo da Criança e do Adolescente de Sorocaba (Funcad) até esta sexta-feira (28). O incentivo é liderado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), órgão ligado à Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias).

As leis federais de incentivo preveem que as pessoas físicas possam destinar até 6%, enquanto as jurídicas até 1% do imposto de renda, para uma das 20 entidades beneficentes de Sorocaba cadastradas junto ao CMDCA e que tiveram seus projetos sociais aprovados.

A utilização desses recursos é de forma isenta, sob a responsabilidade do CMDCA, e tem a fiscalização do Tribunal de Contas, além do acompanhamento de toda a comunidade, por meio dos balanços publicados no jornal Município de Sorocaba.

Como doar

Para saber o valor que pode ser destinado, basta ver quanto foi o total de imposto devido na declaração do ano passado e calcular 6% desse valor, no caso de pessoas físicas. A partir desse cálculo, é possível definir o valor aproximado que poderá ser doado e abater do IR na próxima declaração feita no modelo completo. As pessoas jurídicas tributadas pelo lucro real podem doar até 1% do Imposto de Renda devido.

O repasse deve feito por depósito no Banco do Brasil, para a agência 2923-8, conta corrente 34677-2, em nome do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente. O boleto pode ser solicitado pelo e-mail ou telefone do CMDCA.

A destinação do imposto devido pode conter a indicação da instituição a receber o recurso, desde que a organização tenha um projeto aprovado pelo Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente. Mais informações podem ser obtidas no site do CMDCA (www.cmdcasorocaba.org.br) e pelo telefone (15) 3231.5300. (Secom Sorocaba)