Buscar no Cruzeiro

Buscar

Abastecimento de água será normalizado nesta manhã em Sorocaba, diz Saae

03 de Novembro de 2019 às 09:27

Abastecimento de água será normalizado nesta manhã em Sorocaba, diz Saae Bairros de várias regiões de Sorocaba ficaram sem água em Sorocaba. Crédito da foto: Pxhere (20/2/2017)

Atualizada às 10h30

O abastecimento de água em Sorocaba será normalizado na manhã deste domingo (3). A informação é do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

Segundo a autarquia, todos os reservatórios e o sistema de bombeamento estão com água e em funcionamento. No entanto, por conta das interrupções de abastecimento divulgadas sábado (2), algumas regiões podem sentir um pouco mais a demora na normalização do fornecimento de água.

Sem água nas torneiras

Moradores de Sorocaba acordaram neste domingo (3) sem água nas torneiras. A suspensão na distribuição em vários bairros da cidade foi informada sábado (2) pelo Serviço Autônimo de Água e Esgoto (Saae).

O problema foi agravado pela alta temperatura em Sorocaba. Na manhã deste domingo (3), por volta das 9 horas, os termômetros marcavam 29°C.

O técnico em mecânica Marcos Diego Medicci, 31 anos, mora no bairro Santa Marina, ao lado do Vitoria Régia. A casa onde mora está sem água desde às 18h30 de sexta-feira (1). “Foi o tempo de eu chegar do serviço e tomar um banho pra água acabar”, conta.

Durante a madrugada, a água voltou e encheu a caixa. Mas, na tarde de sábado (2), as torneiras voltaram a ficar secas. “Tenho três filhos. É difícil”, comenta.

Para minimizar o problema, Medicci pretende comprar água mineral. “E vou tentar tomar banho na casa do meu irmão, se tiver água lá.”

https://youtu.be/THjUgIeb0B0

Água suja

Também na zona norte mora a consultora de pontos de venda Vitória Alves de Carvalho, 39 anos. Ela vive no Jardim Casa Branca, perto do Paineiras, e não vê água na torneira desde às 12h30 de sábado (2).

Segundo Vitória, quando a água surge na caixa, o aspecto não é agradável. “Volta suja”, diz.

Para diminuir a pilha de louça suja na pia, a família comprou copos plásticos. “Assim, usa e joga fora”, conta. Água potável também foi comprada para minimizar a sede.

Uma das preocupações de Vitória é a higiene pessoal. Ela e mais duas irmãs prestarão a prova do Enem neste domingo (3). “É duro fazer a prova com o corpo suado. Não tenho onde tomar banho.”

Na região central

O problema de falta d’água não é específico na zona norte. Na manhã desde domingo (3), moradores do Jardim Paulistano também sentiram na pele o problema.

O aposentado Wanderley Favoretto, 71 anos, mora no bairro e percebeu logo cedo a falta de água. “E ontem a água tinha cor de barro”, lembra.

O bairro Jardim Paulistano fica próximo a várias instituições de saúde de Sorocaba. Entre elas, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) e o Gpaci.

Alerta

No sábado (2), o Saae fez um alerta sobre o abastecimento de água em Sorocaba. A autarquia informou que haveria a suspensão da distribuição em 52 bairros da cidade. A alegação é que as suspensão é necessária devido ao alto consumo. (Da Redação)

[irp posts="184718" ]

Galeria

Confira a galeria de fotos