Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba terá rodízio de água em 150 bairros durante 13 horas por dia

04 de Novembro de 2019 às 16:09
Marcel Scinocca [email protected]

Sorocaba terá rodízio de água em 150 bairros durante 13 horas por dia De acordo com o diretor geral do Saae, Mauri Pongitor, o rodízio ocorrerá das 17h até as 6h. Crédito da foto: Fábio Rogério (4/11/2019)

Atualizada às 16h33

Sorocaba terá rodízio de água 13 horas por dia a partir de quarta-feira (6). Essa medida afetará 150 bairros da cidade. A paralisação no abastecimento será mantida até que haja melhora ou normalização no nível das represas.

De acordo com o diretor geral do Saae, Mauri Pongitor, o rodízio ocorrerá das 17h até as 6h. A programação será divulgada pela instituição toda segunda-feira.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (4) pela prefeita Jaqueline Coutinho (PDT), no Paço Municipal. Segundo ela, a situação de Sorocaba é “emergencial”. O termo usado pela chefe do Executivo sorocabano se refere à falta de água nos principais mananciais da cidade.

Em relação ao rodízio de água em Sorocaba, instituições públicas terão o abastecimento garantido. A lista inclui como escolas e hospitais.

Jaqueline Coutinho fala com a imprensa no sexto andar da Prefeitura de Sorocaba. Crédito da foto: Fábio Rogério (4/11/2019)

Medidas para evitar o problema

Jaqueline Coutinho apresentou medidas para enfrentar a estiagem e o aumento do consumo de água em Sorocaba. Segundo a prefeita, o plano de contenção já está sendo feito há algum tempo. "Todas as medidas já estavam sendo adotadas, mas agora é uma situação emergencial", afirmou a chefe do Executivo.

O diretor geral do Saae, Mauri Pongitor, afirmou que a última grande chuva em Sorocaba ocorreu há 123 dias. De acordo com ele, nos dias em que a cidade apresenta temperatura elevada de 37 graus, o consumo chega a aumentar cerca de 25%.

Ainda conforme ele, em outubro deste ano, o esperado de chuva era de 100 milímetros. Entretanto, choveu apenas 12 milímetros.

Nesta segunda-feira (4), a Prefeitura de Sorocaba interrompeu o abastecimento de água em 45 bairros. O motivo é o alto consumo relacionado à falta de chuva na cidade.

Segundo o Saae, a interrupção começou a ser feita às 12h. A lista contempla 45 bairros de Sorocaba. (Marcel Scinocca)

[irp posts="147168" ]