Buscar no Cruzeiro

Buscar

98 trabalhadores do transporte testam positivo para Covid-19 em Sorocaba

17 de Julho de 2020 às 19:06
Ana Claudia Martins [email protected]

Testes de Covid-19 são aplicados em profissionais ligados ao transporte de Sorocaba Os testes foram feitos no Terminal Santo Antonio nos dias 14 e 15. Crédito da foto: Vinicius Fonseca (14/7/2020)

 

Quase 7% dos trabalhadores do transporte coletivo de Sorocaba testaram positivo para Covid-19. A informação foi divulgada na tarde desta sexta-feira (17), pela Prefeitura de Sorocaba. No total, 1.403 testes foram realizados nos dias 14 e 15 deste mês, para detectar casos de Covid-19 entre os profissionais do transporte coletivo e do trânsito.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, 6,98% dos testes deram positivo, ou seja, são 98 pessoas que possuem anticorpos contra o novo coronavírus e que, em algum momento, tiveram contato com a doença, inclusive aqueles que não manifestaram sintomas. “O resultado foi enviado aos setores de Recursos Humanos das empresas STU e Consor e da Urbes - Trânsito e Transportes, para providências”, diz a administração municipal.

Conforme a Urbes, cada um dos 98 funcionários positivados poderão ser afastados do trabalho por sete dias, como medida de contenção da disseminação da doença, tanto entre os colegas de empresa como também entre a população que utiliza o transporte coletivo. “Esse foi o principal objetivo da ação realizada, já que checando os funcionários que trabalham na linha de frente do atendimento ao público é possível saber o que se passa nesse serviço essencial referente à contaminação pela Covid-19”, diz a empresa pública.

Fizeram parte desse grupo de testagem “em massa” motoristas e agentes de bordo do transporte coletivo, agentes de trânsito e funcionários dos Terminais Santo Antônio e São Paulo.

Parcerias

Coordenada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes e da Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob), a testagem contou com o trabalho da Secretaria da Saúde (SES), por meio da Vigilância Epidemiológica, e parceria da Concessionárias BRT Sorocaba, das operadoras Consor e STU, do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região, do Pátio Cianê Shopping e da IMED Saúde, que cedeu corpo técnico profissional para a ação.

Para o secretário de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico e diretor-presidente da Urbes, Gilmar Tadeu, a ação realizada pode servir como exemplo à outras prefeituras, já que todos os mais de 1,4 mil testes realizados aconteceram em apenas dois dias de ação, graças às parcerias firmadas entre os setores público, privado e entidade de classe representante dos trabalhadores. “Foi extremamente gratificante, reuniu tantas mãos numa força-tarefa para testar tanta gente em apenas dois dias. Trata-se não somente de uma preocupação laboral que temos com esses profissionais, mas sim, com a população toda, a fim de evitar a propagação da Covid-19. Esta foi uma ação coletiva que aconteceu graças ao comprometimento dos parceiros em unir forças e auxiliar contra um mal que assola toda a sociedade, que se traduz num trabalho contínuo em vistas a buscar sempre o melhor para a população, especialmente neste momento difícil que atravessamos”, frisou o secretário. (Ana Cláudia Martins)