Buscar no Cruzeiro

Buscar

80 jovens da Fundação Casa concluem cursos de educação profissional

24 de Junho de 2019 às 23:57

80 jovens da Fundação Casa concluem cursos O aprimoramento educacional traz mais oportunidades no retorno à vida cotidiana. Crédito da foto: Emidio Marques (27/11/2018)

Oitenta jovens que cumprem medidas socioeducativas nas duas unidades da Fundação Casa em Sorocaba receberam, na semana passada, os certificados de conclusão dos cursos de educação profissional básica. Em todo o estado de São Paulo são cerca de 4.200 certificados que foram entregues aos jovens em medida de internação. O objetivo é dar aos adolescentes uma oportunidade de reconhecerem suas aptidões e elevarem sua escolaridade.

As aulas são ministradas por meio de convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Organizações Sociais. Os cursos buscam aproximar os jovens de áreas que possam gerar melhor perspectiva de vida., duram três meses e ocorrem no contra turno da educação escolar, cujo programa, calendário e material didático seguem a rede pública estadual.

Os jovens cursaram rotinas básicas de administração, preparo de pizzas, básico em Excel, Empreendendo um Pequeno Negócio, criação de roteiros para histórias em quadrinhos, preparo de lanches e sucos, atendimento em lanchonete, excelência no atendimento ao cliente, pintura artística para recreadores, vendedor de varejo de moda, rotinas básicas de telemarketing, técnicas básicas de vendas de materiais de construção, recepção e atendimento em telefonia, entre outros.

Não é a primeira que cursos são ofertados. Em 2018, por exemplo, o Sindicato dos Hotéis e Similares de Sorocaba e Região promoveu a formação em Organização de Coffe Breaks (foto).

A gerente de Educação Profissional da Fundação Casa, Cristina Watanabe, destaca que os cursos abrem possibilidades de aprendizagem. “Eles têm a chance de se aproximar das diversas áreas do conhecimento e escolher uma que mais tem afinidade; além disso, podem procurar o Senac, após serem desinternados, e ganharão uma bolsa de 100% nos cursos ofertados”, explicou.

A Fundação Casa oferece, na parceria com o Senac, 37 opções de cursos nas áreas de alimentação, hotelaria e eventos, moda e beleza, negócios e desenvolvimento social, design e arquitetura, tecnologia da informação, e comunicação e arte.

O ciclo de aulas teve início no dia 8 de abril e cada curso dura três meses, com carga horária de 50 horas. O número de alunos é reduzido. Em média, são 12 adolescentes por sala de aula, podendo chegar a, no máximo, 15. (Da Redação)