Covid-19 Sorocaba e Região

48 pacientes esperavam por UTI Covid-19 nesta segunda (15)

Sobre a espera por leitos de UTI, a prefeitura informa que não há paciente sem atendimento Covid no município
Crédito da foto: AFP / Douglas MAGNO

Sorocaba tinha nesta segunda-feira (15) 48 pacientes aguardando leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Nesta segunda, também, foi registrado 29 óbitos por Covid-19. Questionada a respeito, a prefeitura afirma que as mortes ocorreram no período de 25 de fevereiro até esta segunda, e não nas últimas 24 horas. Sobre a espera por leitos de UTI, informa que não há paciente sem atendimento Covid no município e que todos estão sendo integralmente assistidos.

Segundo a Secretaria da Saúde (SES), a Central de Regulação de Leitos precisa avaliar clinicamente cada caso, para o correto encaminhamento para internação. Ontem, 111 pacientes já atendidos nas unidades de urgência e emergência da cidade aguardavam esse encaminhamento, sendo 63 de enfermaria e 48 de UTI.

Nesta segunda-feira (15), os casos confirmados com a doença passaram de 37.604 para 37.796 na cidade. Os óbitos com a confirmação da doença aumentaram para 853. A taxa de letalidade no município é de 2,2%, abaixo da taxa estadual, que é de 2,9% e da nacional, que se encontra em 2,4%.

Leia mais  Trabalhadores dos transportes públicos reivindicam vacina contra a Covid-19 em caráter de urgência

100% de ocupação

No censo diário de leitos Covid de ontem, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) continuava com 100% de ocupação nos leitos de UTI Covid. São 32 no total e todos estavam ocupados. O CHS também possui oito leitos clínicos Covid e seis estavam ocupados. O leito de UTI infantil Covid estava desocupado.

Outro hospital de esfera estadual, o Adib Jatene tinha quatro leitos clínicos Covid ocupados, dos cinco pactuados. Já os 30 leitos de UTI Covid (Unidade de Terapia Intensiva) estavam com 96,66% de ocupação.

Dos hospitais contratualizados pela Prefeitura para oferecer leitos Covid, a Santa Casa estava com 95,23% de ocupação nos leitos clínicos Covid. Ou seja, dos 21 existentes, 20 estavam sendo utilizados. A ocupação de UTI Covid da Santa Casa é de 96,36%, o que representa 53 leitos com pacientes dos 55 contratados.

O Hospital Santa Lucinda possui um total de 18 leitos clínicos Covid e 18 estavam ocupados, ontem, assim como os dois leitos de UTI Covid. Dos seis leitos clínicos Covid do Gpaci, três estavam ocupados. O único leito UTI infantil também estava ocupado.

Leia mais  Mãe e filho são encontrados mortos dentro de casa em Itu

Já no hospital Amhemed, que possui 10 leitos clínicos Covid, nove tinham pacientes. E os três leitos de UTI Covid, também estavam ocupados.

O Centro de Estabilização Covid São Guilherme estava com todos os 17 leitos de enfermaria Covid ocupados. Porém, dos três leitos Covid de Suporte Ventilatório Avançado, nenhum tinha paciente.

192 casos confirmados

Sorocaba recebeu ontem a notificação de mais 192 casos confirmados da Covid-19 e 361 recuperados. A cidade registrou aumento do número de recuperados da Covid-19 chegando ao total de 36.262.

Do total de casos confirmados, 141 estão internados (90 em UTI). O total de pessoas em recuperação (isolamento domiciliar) é de 540.

A cidade manteve o número de pessoas com suspeita de contaminação pelo coronavírus e que aguardam resultados em 1.478. Entre os suspeitos, 147 estão internados em hospitais da cidade, sendo 51 em UTI. Há 11 óbitos em investigação. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 90.525. (Ana Cláudia Martins)

Comentários