Buscar no Cruzeiro

Buscar

22ª edição da Jornada da Comunicação da Uniso acontecerá em setembro

10 de Setembro de 2020 às 17:11

22ª edição da Jornada da Comunicação da Uniso acontecerá em setembro O evento será realizado pela primeira vez em formato virtual. Crédito da foto: Divulgação

A 22ª edição da Jornada da Comunicação, tradicional evento da Universidade de Sorocaba (Uniso), tem data oficial para acontecer em 2020, pela primeira vez em formato virtual. Será entre 28 e 30 de setembro, em ambos os períodos (das 7h40 às 11h e das 19h30 às 22h30).

Neste ano, o evento recebe o nome de MeetComm e incluirá uma série de atividades on-line com o tema “Comunicação e Sustentabilidade”. As atividades deverão contemplar os três cursos da área da Comunicação Social oferecidos pela universidade: Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda.

No passado, o evento já recebeu o nome de Semana da Comunicação, sendo realizado simultaneamente ao Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura (Epecom), também da Uniso. No novo formato, adequado aos tempos de distanciamento social, a programação foi otimizada para três dias, com duas sessões de atividades síncronas por dia. Já o Epecom teve a data alterada para o fim do ano.

Para a professora mestra Mércia Segala Bruns, coordenadora do curso de Relações Públicas da Uniso, faz-se particularmente importante ressaltar que a sustentabilidade vai muito além da preservação da natureza. “Sustentabilidade envolve, também, o sentido de ambiente onde as pessoas vivem, englobando todo o contexto socioeconômico. Quando trabalhamos a questão da Comunicação alinhada à sustentabilidade, estamos incluindo, por exemplo, os projetos de responsabilidade socioambiental e de desenvolvimento da comunidade, conceitos tão alinhados à missão institucional da Uniso, bem como as questões culturais e tecnológicas, incluídas nas ponderações mais contemporâneas sobre o conceito de sustentabilidade.”

O professor mestre Bruno Antonio da Silva Martins, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, ressalta que, para os profissionais da Comunicação, pensar nessas questões de forma crítica é uma necessidade contemporânea. “Para as empresas, uma comunicação sustentável representa tanto uma oportunidade de melhorar o âmbito social quanto de retorno comercial, além de solidificar os valores associados à marca perante a comunidade.”

Para os jornalistas de plantão, o professor mestre Fernando Negrão Duarte, coordenador do curso de Jornalismo da Uniso, alerta para a importância de manter a sustentabilidade no noticiário de formas alternativas. “Podemos tratar das pequenas e das grandes ações: desde uma família que tem o hábito de reciclar até uma empresa que desenvolve ações na comunidade. O importante é que nós continuemos tratando desse tema, motivando a reflexão por parte da sociedade que compõe o entorno da universidade.”

O evento acontecerá por meio da plataforma Microsoft Teams e será transmitido por um link público, sempre a partir das 7h40 e das 19h. Para participar, não é necessário se inscrever. O link será divulgado nas próximas semanas pelos perfis das agências experimentais dos cursos de Comunicação da Uniso no Instagram: @aecria, @agentenoinsta e @focasnarede. (Giovanna Abbate - Agência Focs / Jornalismo Uniso)