Sorocaba e Região

21 cidades da Região Metropolitana de Sorocaba têm plantão eleitoral

Cartórios de municípios onde a biometria passará a ser obrigatória estarão abertos neste sábado (11)
21 cidades da RMS têm plantão eleitoral
Locais onde já foi feito o cadastramento obrigatório, como Sorocaba, não haverá atendimento. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (28/10/2018)

Os eleitores de 21 cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) poderão fazer a biometria neste sábado (11) nos cartórios eleitorais que vão atender das 8h às 13h. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), o plantão só não ocorrerá nos 107 municípios que já concluíram o cadastramento biométrico obrigatório, como é o caso de Sorocaba.

O órgão estadual afirma ainda que para maior conforto e rapidez, os eleitores devem agendar horário no site do TRE. “O objetivo do plantão é facilitar o comparecimento do eleitor e, assim, aumentar a coleta da biometria no Estado. Em 2019, o cadastramento é obrigatório em 478 municípios, mas em breve será também nas outras cidades, incluindo a capital paulista”, diz.

De acordo com o TRE, o procedimento é simples e rápido, incluindo a coleta das impressões digitais, a assinatura digitalizada e a atualização dos dados cadastrais do eleitor. A finalidade da biometria é reforçar a segurança na identificação do eleitor na hora de votar, uma vez que as digitais de cada indivíduo são únicas.

Leia mais  Curso capacita 54 líderes comunitários em cerimônia no Palácio dos Tropeiros

O órgão destaca ainda que os eleitores dos 478 municípios, onde a biometria é obrigatória, devem fazer o procedimento para evitar o cancelamento do título e as consequentes restrições na vida civil. Além de não poder votar, sem o título ele não pode obter passaporte e CPF, tomar posse em concurso público e fazer matrícula em instituições de ensino oficial. O término do período do cadastramento obrigatório na RMS varia entre novembro e dezembro de 2019.

As 21 cidades da RMS onde os eleitores devem fazer a biometria obrigatória são: Alambari, Alumínio, Araçariguama, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Itapetininga, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Tatuí e Tietê. Para fazer o agendamento no site do TRE acesse: https://apps.tre-sp.jus.br/AgendaBioOrdinario/publico/index.jsp. (Ana Cláudia Martins)

Comentários