2.590 idosos recebem a 1ª dose da vacina contra o coronavírus
Posto no Humberto de Campos imunizou pessoas com 76 anos ou mais. Crédito da foto: Fábio Rogério (16/3/2021)
Sorocaba aplicou nesta terça-feira (16) a primeira dose da Coronavac em 2.590 idosos de 76 anos ou mais, por meio do sistema drive-thru e para os idosos que chegaram a pé ou por meio do transporte público, no Instituto Humberto de Campos. A ação ocorreu das 8h às 16h.
Houve reclamações de fila no período da manhã, provavelmente por conta de um único local para imunizar os idosos, e não dois como estava ocorrendo. Fila também foi registrada pela manhã para quem foi a pé ao local. Porém, no período da tarde já não havia mais.
[irp posts="327187" ]
Mais servidores são escalados
O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) esteve no local para acompanhar a ação. “Solicitei que mais servidores ajudassem para agilizar o fluxo. Também adverti a Secretaria da Saúde para que corrija essa falha e dimensione adequadamente a demanda, sempre com mais pontos de vacinação aos sorocabanos”, afirma.
Conforme a prefeitura, por volta das 12h30, o fluxo de veículos já estava normalizado e rápido, assim como também estava sem espera o posto para os idosos que chegavam a pé ou por meio do transporte público.
Sorocaba aguarda a chegada de novas doses a serem enviada pelo Estado para divulgar a próxima etapa de imunização na cidade. A vacinação dos idosos acamados cadastrados continua ocorrendo normalmente, todos os dias.
[irp posts="326998" ]
Mais de 69 mil doses
Em Sorocaba, aproximadamente 69 mil doses já foram aplicadas na população, o que equivale à imunização de quase 47 mil pessoas, entre primeira e segunda doses.
O município já recebeu do governo do Estado de São Paulo um total de 70.527 doses das vacinas contra a Covid-19, sendo 13.540 da Astrazeneca (Oxford) e 56.987 da Coronavac (Sinovac).
Do total, 48.387 foram destinadas para a aplicação da primeira dose e 22.140 para uso na segunda dose. (Ana Cláudia Martins)