Buscar no Cruzeiro

Buscar

14º Baep é inaugurado em Sorocaba

15 de Dezembro de 2020 às 17:51

BAEP é inaugurado. Crédito da foto: Fábio Rogério (15/12/2020)

 

Foi inaugurado, em Sorocaba, nesta terça-feira (15) o Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo (Baep). A solenidade contou com diversas autoridades do Estado, do município e do Poder Legislativo. A base ficará no 7º Comando do Policiamento do Interior (CPI-7), no jardim São Caetano, na zona oeste da cidade.

De acordo com o Governo do Estado, são 30 viaturas e 230 policiais. Do total de viaturas, cinco são totalmente blindadas. A estrutura também conta com canil, com 36 animais, e cavalaria, com mais 36. O Baep de Sorocaba deverá atender 79 municípios, que, somados, contam com mais de três milhões de habitantes. Foram três semanas de treinamento “padrão Rota” para os policiais que compõe o novo batalhão.

O evento contou com a presença do governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB). A solenidade também contou com a prefeita Jaqueline Coutinho (PSL), da deputada estadual Maria Lucia (PSDB). O comandante geral da Polícia Militar, coronel Fernando Alencar, também estava presente. Osmar Guimarães Junior, delegado responsável pelo Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter-7), representou a Polícia Civil no evento.

Durante seu discurso, a prefeita da Sorocaba falou sobre os investimentos em segurança pública na cidade, citando, por exemplo, novas viaturas para Guarda Municipal. Jaqueline Coutinho também falou sobre o trabalho da Polícia Militar e cumprimentou os membros da instituição pelos 189 anos da corporação. Maria Lucia também discursou e destacou os investimentos do estado com relação à segurança pública para a região.

A solenidade contou com diversas autoridades. Crédito da foto: Fábio Rogério (15/12/2020)

O tenente-coronel Kleber, comandante do novo Baep, afirmou que os trabalhos da equipe vão se somar aos reforços dos demais grupos da Polícia Militar para manter a lei e a ordem na cidade e na região. “É um batalhão que atua em situações de alta complexidade, de alto risco, que vem para apoiar toda a região para o policiamento já existente. Também vem para cumprir missões específicas de forma conjunta e integrada a outros órgãos. O trabalho também é fazer frente contra o crime organizado que atua na região”, diz.

Em todo o Estado, são 14 unidades do Baep, contando com a unidade de Sorocaba. Doria enalteceu os 189 anos da Polícia Militar. “É a maior e melhor Polícia Militar do Brasil”, afirmou antes de pedir palmas à corporação. Ele lembrou que são 80 mil homens e mulheres trabalhando para proteger a população. “É a melhor graças a qualidade humana de seus profissionais”, afirma. (Marcel Scinocca)

Galeria

Confira a galeria de fotos