Tempo
Sorocaba tem o janeiro mais chuvoso dos últimos dez anos
Acumulado de 467 milímetros está acima da média histórica do período
O mês de janeiro de 2024 foi o mais chuvoso dos últimos dez anos em Sorocaba. Em 29 dias, o acumulado na cidade chegou a 467 milímetros (mm), 26% acima da média histórica de 368,53 mm para o período.
Como resultado da grande quantidade de água diversos transtornos foram registrados na cidade. No último fim de semana, não foi diferente. Sorocaba foi atingida por uma forte chuva de granizo com rajadas de ventos que chegaram a 56 km/h. Somente no sábado (27), mais de 30 árvores caíram no município. Votorantim também sofreu com o temporal.
Segundo a Defesa Civil de Sorocaba, houve quedas de árvores na avenida São Francisco (Santa Rosália), avenida Dom Aguirre, Escola Municipal “Achilles de Almeida”, rua Chile (Vila Barcelona), Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, rua Nicolau Elias Tibechereny (Jardim Arco Íris), avenida Américo Figueiredo (Júlio de Mesquita Filho), rua José Crespo Filho (Júlio de Mesquita Filho), avenida Afonso Vergueiro (Vila Augusta), rua Garcia Redondo (Vila Jardini), rua Valter Gomes (Júlio de Mesquita Filho), rua Luiz da Silva Rodrigues (Vila Independência), entre outros pontos da cidade.
Segundo o Secretário de Segurança Urbana, Alexandre Caixeiro, em entrevista à rádio Cruzeiro FM 92,3, as áreas mais atingidas foram as regiões do Central Parque, Largo do Divino e Jardim São Carlos. “Tivemos intervenção até as 3h no Central Parque com a equipe”, informou Caixeiro.
Houve ainda a queda de árvore sobre veículos no Júlio de Mesquita Filho e no Jardim São Paulo. Ninguém ficou ferido. Na Vila Jardini, uma árvore caiu em uma residência, na rua Garcia Redondo. O caso foi encaminhado ao Corpo de Bombeiros.
Outra ocorrência registrada foi a queda do muro do Condomínio Villa dos Inglezes. Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estiveram no local, na noite de sábado. Não houve vítima. O engenheiro da Defesa Civil constatou que não havia mais nenhum risco no local e notificou o responsável pelo residencial. Equipes da Prefeitura trabalharam nos locais na noite de sábado (27) e também no domingo (28).
Votorantim
Votorantim foi igualmente atingida pelo temporal. No município, houve mais de 20 quedas de árvores nos bairro dos Morros, Vila Nova, Karafá, Vale do Sol e Rio Acima. As ocorrências foram registradas em vias públicas -- em alguns casos com obstrução do trânsito --, próprios municipais e áreas privadas. Ninguém ficou ferido.
Pequenos pontos de alagamentos ocorreram no Promorar e no Rio Acima. Alguns bairros também ficaram sem energia elétrica por conta da queda de três postes. Nenhuma família ficou desabrigada.
A Prefeitura de Votorantim informou que as secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos, em conjunto com a Guarda Civil Municipal (GCM), Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, trabalharam para atender a população.
Previsão para a cidade é de chuvas isoladas
A previsão para os próximos dias em Sorocaba e de pancadas isoladas de chuva. Já as temperatura podem passar dos 30 graus. Hoje (30), há possibilidade de chuva, com mínima de 19º C e máxima de 30ºC.
Amanhã (31), ocorrem pancadas de chuvas isoladas e a temperatura deve ficar entre 21°C e 32°C. Na quinta (1º) e sexta-feira (2), a previsão se mantém e os dias serão de muitas nuvens, com pancadas de chuva isoladas. Os termômetros ficam entre 19ºC e 31ºC.
De acordo com a Defesa Civil, no momento não há previsão de grandes temporais, no entanto, é importante ficar atento.
Em caso de fortes chuvas com vento e granizo, o ideal é procurar um local seguro para se abrigar. O Secretário de Segurança Urbana, Alexandre Caixeiro, pede à população que vive em locais com histórico de inundação, para que mantenha os documentos e objetos de valor em sacos plásticos, pois a perda dos documentos dificulta a solicitação de benefícios após o temporal.
Em casos de urgências, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193. A Defesa Civil de Sorocaba também recebe solicitações de emergência pelo WhatsApp (15) 99198-3049. É necessário informar via texto, nome completo, CPF, endereço completo, breve relato do fato e fotos. (Vanessa Ferranti)