Regiões turísticas
Sorocaba está no novo Mapa do Turismo entre mais de 1.700 cidades
Município concilia urbanização com paisagens e pontos de lazer atrativos aos visitantes e aos moradores
O Ministério do Turismo certificou a cidade de Sorocaba, no último dia 28 de abril, como integrante da nova composição do Mapa do Turismo Brasileiro, que conta com 1.723 cidades e 294 regiões turísticas do País. A informação foi disponibilizada no site do Ministério do Turismo ontem (3).
Além disso, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) também ganhou reconhecimento pelo Ministério do Turismo. O Comtur é um órgão colegiado local, deliberativo, normativo e fiscalizador, que une esforços entre o Poder Público e a Sociedade Civil, para assessoramento em questões do desenvolvimento turístico do município de Sorocaba.
Parte da região turística História & Aventuras desde 2019, Sorocaba integra o mapa brasileiro devido ao fato de ser responsável por abrigar importantes pontos turísticos do Estado de São Paulo. O mapa é um instrumento que orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas na área, oferecendo grandes oportunidades para as cidades e trazendo inúmeras vantagens para a gestão do turismo.
Os municípios do País são classificados nos grupos de A a E no Mapa do Turismo, segundo suas características próprias, estando Sorocaba apontada, pelas suas especificidades, no grupo de cidades B. São levados em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis. Entre elas, estão a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.
Um dos órgãos que contribuiu para esse importante mapeamento é a Divisão de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). O setor é responsável pelas diversas ações e estudos para impulsionar o turismo local e regional. “Sorocaba cresce cada dia mais no turismo regional, pois oferece, com muita qualidade, inúmeras atrações aos visitantes. Para tanto, a promoção desses mapeamentos é fundamental para o aprimoramento do setor”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Paulo Henrique Marcelo.
Sorocaba concilia sua urbanização com paisagens e pontos de lazer atrativos à população, como é o caso do Parque Natural “Chico Mendes”, do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, do Parque Municipal da Água Vermelha e do Jardim Botânico “Irmãos Villas Boas”, apenas para citar alguns exemplos, além das rotas turísticas “Caminhos da Marquesa” e “Cervejeira”, entre outros atrativos. Nesses locais, o turista encontra muita área verde, tranquilidade, entretenimento e opções de lazer.
O novo Mapa do Turismo Brasileiro pode ser consultado pelo link http://www.mapa.turismo.gov.br/mapa/init.html#/home. (Da Redação)