Educação
Sorocaba está em 26º lugar entre as cidades mais inteligentes do País
Estudo avalia 75 indicadores da conectividade no dia a dia da população, como urbanismo e mobilidade
A cidade de Sorocaba ocupa a 26º posição no Ranking Connected Smart Cities. Essa é a 8º edição do estudo, realizado pelas empresas Necta e Urban Systems, que tem como objetivo apresentar as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. Segundo os responsáveis pela pesquisa, o levantamento foi elaborado com base no conceito de que cidades inteligentes são aquelas que trazem qualidade de vida aos seus habitantes, provendo soluções com o uso ou não de tecnologias.
O estudo avaliou o nível de desenvolvimento inteligente das cidades brasileiras com mais de 50 mil habitantes, totalizando 680 municípios. Os dados foram colhidas por meio de 75 indicadores, segmentados em 11 eixos temáticos: Urbanismo, Mobilidade, Meio Ambiente, Segurança, Educação, Saúde, Energia, Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação, Economia e Governança.
Entre os temas, o segmento em que Sorocaba mais se destacou foi Governança, classificando-se na 14º posição. Já em Urbanismo, a cidade conquistou o 16º lugar, seguido de Economia, com a 28º colocação. Para o prefeito Rodrigo Manga, esses dados evidenciam todo o trabalho que vem sendo feito na cidade e que tem repercutido nacionalmente. “Atuamos para proporcionar ao cidadão sorocabano a melhor cidade para se viver, com uma Prefeitura e serviços públicos cada vez mais informatizados e desburocratizados, para o melhor atendimento aos munícipes e agilidade dos trabalhos”, ressalta.
Destaques
Os outros resultados de Sorocaba foram: Tecnologia e Inovação (31º), Meio Ambiente (34º), Mobilidade (42º), Segurança (77º) e Empreendedorismo (97º). Apesar do município ter conquistado a 26º posição no ranking, os resultados na área da saúde e educação não foram apresentados, pois nesses eixos a cidade não ficou entre as 100 melhores colocações. A pontuação referente a Energia também não foi informada pela pesquisa. A assessoria da empresa Urban Systems explicou que o tema compõe o estudo geral, mas por ter poucos indicadores, não gera uma lista própria. Na soma total, a nota de Sorocaba foi 33,441.
Já a cidade que conquistou a primeira posição no ranking foi Curitiba, com nota 38,571. Florianópolis ficou em segundo lugar. A nota da capital de Santa Catarina foi 37,925. A terceira posição ficou com São Paulo, com 36,877 pontos. De acordo com a Urban Systems, para chegar aos resultados, foram consultados dados dos ministérios, como Saúde, Educação, entre outros, além de agências reguladoras, como a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), baseando as informações das cidades para o mesmo período, o mais recente de cada indicador, sob o mesmo aspecto.
Além disso, na edição 2022 do Ranking Connected Smart Cities as cidades puderam participar da atualização dos seus dados, por meio de preenchimento de formulário eletrônico, com informações e apresentação de evidências, para que pudessem ser aceitos no estudo. Segundo a empresa responsável pela pesquisa, a classificação mostra as cidades que estão avançando no critério de desenvolvimento inteligente, trazendo solução para o dia a dia dos seus cidadãos, como a desburocratização (em urbanismo, por exemplo), ou na facilitação do dia a dia, com o oferecimento de agendamento online de consulta na rede pública de saúde, ou matrícula escolar online etc. A empresa ressaltou também que “o estudo comprova que não existem cidades inteligentes, mas cidades no caminho de se tornarem inteligentes”.
O detalhamento dos resultados pode ser consultado no site da pesquisa: ranking.connectedsmartcities.com.br. (Vanessa Ferranti)