Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Serviço de Escuta Especializada completa um ano em Sorocaba

Quando inaugurado, era um serviço inédito na região e pioneiro no Estado de São Paulo

27 de Setembro de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: Reprodução)

O serviço de Escuta Especializada, voltado a crianças e adolescentes (0 a 18 anos), que sejam vítimas ou testemunhas de violência doméstica, completou um ano de atendimento. A iniciativa é uma parceria entre as Secretarias da Cidadania (Secid) e da Saúde (SES) e o Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci).

Quando inaugurado, era um serviço inédito na região e pioneiro no Estado de São Paulo. Os casos são encaminhados pela rede de proteção pública e têm como intuito acolher crianças e adolescentes de Sorocaba, vítimas ou testemunhas de violência sexual, psicológica e física. Elas podem se expressar em ambiente reservado, sendo ouvida de forma atenta e sem interrupção, por profissionais especializados. O intuito maior é a proteção.

Atualmente o serviço dispõe de cinco profissionais, denominados como Agente de Proteção Social, capacitados para realização da Escuta Especializada. Os atendimentos são prestados no hospital do Gpaci. Desde a implantação, foram atendidas mais de 750 crianças e adolescentes, sendo 65% do sexo feminino, 43% com idade entre 6 e 11 anos e 42% vítimas de violência sexual. (Da Redação)