Informação Livre
Senac Sorocaba tem 340 bolsas de estudo 100% gratuitas
As vagas são para alunos que desejam se qualificar para o mercado de trabalho ou aprimorar o currículo
O Senac Sorocaba conta com 340 bolsas de estudo totalmente gratuitas para cursos que iniciam até o final de junho. Concedidas por meio do Programa Senac de Gratuidade, as vagas são para alunos que desejam se qualificar para o mercado de trabalho ou aprimorar o currículo em sua área de atuação.
São vários cursos técnicos e livres, muitos já com inscrições abertas, das áreas de beleza e estética, comunicação e marketing, gastronomia e alimentação, tecnologia da informação, turismo e hospitalidade, gestão e negócios, saúde, bem-estar, meio ambiente, segurança e saúde no trabalho, entre outras. As inscrições abrem sempre 20 dias antes do início do curso pretendido. É possível consultar a relação completa dos títulos pelo https://www.sp.senac.br/senac-sorocaba. A instituição oferece toda a infraestrutura necessária à aprendizagem, incluindo salas de aulas, laboratórios, biblioteca e material didático. As bolsas de estudo são concedidas mediante análise do perfil socioeconômico do candidato e por ordem de inscrição.
Elisabeth Tenreiro
O Governo de São Paulo formalizou ontem (17) a homenagem póstuma à professora Elisabeth Tenreiro com a alteração do nome da estação Vila Sônia, da Linha 4-Amarela do Metrô. A parada no transporte sobre trilhos passa a se chamar Vila Sônia-Professora Elisabeth Tenreiro e receberá novos letreiros nas fachadas, plataformas e vagões em respeito à memória da vítima do ataque à escola estadual Thomazia Montoro. A homenagem à educadora vítima do ataque à escola estadual Thomazia Montoro, da Capital, é fruto de uma mobilização de alunos e professores. Um abaixo-assinado com mais de cem adesões foi entregue ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) durante uma visita à escola no mês passado.
Rede de proteção
A CBA -- Companhia Brasileira de Alumínio --, em parceria com o Instituto Votorantim e a Prefeitura de Alumínio, implementou um projeto voltado para a proteção de crianças e adolescentes do município. Chamado de VIA Rede de Proteção, o programa tem como objetivo fortalecer a Rede de Proteção e do Sistema de Garantia de Direitos, capacitando pessoas da comunidade para a continuação do trabalho em médio e longo prazo. Hoje (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, a Rede vai realizar uma campanha, por meio de diversas ações locais, com o objetivo de despertar o olhar da sociedade para essa causa.
Fila menor
Nos últimos 18 meses, a fila para atendimento oncológico na região de Sorocaba diminuiu 88%. Já a oferta de atendimento nesta especialidade aumentou 80%. Os números positivos se devem a dois fatores. O primeiro é que o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Itapetininga também passou a oferecer tratamento oncológico desde o ano passado.
As vagas remanescentes após o atendimento de residentes da região, quando há, são ofertadas para outras regiões do Estado. O segundo é que a Santa Casa de Sorocaba passou a oferecer 70 vagas por mês para atendimento oncológico e o Conjunto Hospitalar Sorocaba (CHS) 400 consultas oncológicas mensais. A Rede Regional de Atenção à Saúde de Sorocaba (RRAS-8) possui três Unidades de Alta Complexidade Oncológica (Unacon): Conjunto Hospitalar Sorocaba, Santa Casa de Sorocaba e a Santa Casa de Itapeva.
Dengue
A Secretaria Estadual da Saúde informa que houve redução de 24,1% nos casos de dengue e 39,2% nos óbitos pela doença em todo o Estado, em comparação ao ano passado. Foram confirmados, até o momento, 194,4 mil casos e 138 óbitos. No mesmo período de 2022, 256,5 mil casos haviam sido registrados, com 227 óbitos.