Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fé e devoção

Semana em homenagem ao santo das Causas Impossíveis atrai 2 mil fiéis

Pároco do santuário afirma que São Judas Tadeu tem papel importante nesse momento em que muitos brasileiros estão passando por dificuldades

28 de Outubro de 2021 às 15:36
Virginia Kleinhappel Valio [email protected]
Novena do Santuário São Judas Tadeu, em Sorocaba, termina nesta quinta-feira (28)
Novena do Santuário São Judas Tadeu, em Sorocaba, termina nesta quinta-feira (28) (Crédito: Fábio Rogério )

O tempo fechado e a chuva rápida desta quinta-feira (28) não fizeram com que os fiéis deixassem de comparecer ao Santuário São Judas Tadeu, para o encerramento da novena em homenagem ao santo das Causas Impossíveis. Nessa data, os fiéis aproveitam para fazer pedidos e pagar promessas.

A dona de casa, Vânia da Silva Galego, é uma das fiéis que foram ao santuário para acompanhar a missa. Ela realiza trabalho voluntário no santuário há 10 anos: “Ano passado foi virtual, compartilhamos bastante e tivemos um bom público, este ano não está como nos anos antes da pandemia, mas tivemos lotação máxima em alguns dias”, conta.

Durante a manhã, três missas foram realizadas, e, no decorrer do dia, os fiéis podem acompanhar as celebradas às 15h, 17h e 19h30, com a presença do pároco do santuário, padre Flávio Jorge Miguel Júnior, responsável pelas missas das 15h e 19h30. As missas também são transmitidas por lives, que podem ser acompanhadas pelo Facebook do santuário.

Quem assistiu à missa das 12h foi a professora aposentada, Edna de Azevedo Rossini, que busca, em suas idas à igreja, crescimento espiritual. “Hoje eu vim agradecer a Deus pelas graças e misericórdias Dele em nossas vidas, e pedir a São Judas Tadeu sua intercessão sobre todas as nossas necessidades cotidianas e familiares, em busca de nossa santidade”.

Ela conta que já foi atendida pelo santo em casos especiais de sua vida: “São Judas Tadeu é um exemplo de vida e santidade para nós, católicos. Já recebi bênçãos de outros santos, mas São Judas Tadeu é especial para mim”.

De acordo com o padre Flávio Jorge Miguel, o santuário recebeu aproximadamente 2 mil fiéis por dia durante a novena. Para o pároco, São Judas Tadeu tem papel importante nesse momento em que muitos brasileiros estão passando por dificuldades e enfatiza que a fé é fundamental para todo ser humano. “De fato, notamos a quantidade de pessoas desempregadas pedindo a graça de um emprego ou pessoas que estão passando por problemas financeiros, ou de saúde. Nesses tempos tão difíceis, mais do que nunca ele se torna tão procurado e tão amado pelos fiéis”, finaliza.

Com relação às medidas sanitárias, a igreja é higienizada antes e depois de cada missa. Tem disponível álcool em gel aos visitantes e é obrigatório o uso de máscara.

Arrecadação de fundos

O santuário realizou também, ao longo da semana, uma quermesse, na lateral da igreja. Lá, o visitante encontra a gastronomia típica do evento como churrasquinho, pastel, lanche de pernil, doces e o tradicional bolo de São Judas, com a medalha do santo.

A loja de artigos religiosos, localizada em frente ao santuário, estará aberta ao público. Ela funciona a partir das 8h e oferece café e salgados. Para os interessados em visitar o local, o santuário funciona 24 horas por dia e abriga também a Capela de Adoração do Santíssimo, a única na região.

O Santuário São Judas Tadeu está localizado na rua Valter Luís D’Avilla, 171, no Central Parque, zona oeste de Sorocaba. (Virgínia Kleinhappel Valio)