Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Sema abre canal para emergências com árvores em risco de queda

Um sinal de que uma árvore corre risco de cair são galhos e tronco apodrecidos

26 de Outubro de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
População deve passar informações por WhatsApp; Prefeitura promete pronto atendimento
População deve passar informações por WhatsApp; Prefeitura promete pronto atendimento (Crédito: ERICK PINHEIRO - ARQUIVO / JCS)

A Prefeitura de Sorocaba disponibilizou um novo canal de comunicação para a população para tratar exclusivamente de solicitações relativas a árvores em risco de queda. O pedido pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo WhatsApp (15) 99175-0927. O interessado deve informar o endereço exato e enviar foto e/ou vídeo da planta ameaçada. Ontem (26), também teve início um mutirão com o objetivo de vistoriar árvores em situação duvidosa.

“Estamos direcionando todos os esforços para atender com mais agilidade os pedidos de avaliação de árvores com risco de queda, para promover, principalmente, a segurança de todos, em caso de fortes chuvas que atingirem a cidade, como ocorreu na terça-feira (24). Esse novo canal vai agilizar o atendimento dessas demandas e direcionar todos os casos de árvores que estejam realmente com risco de queda, após análise de equipe técnica, para que seja feita a supressão ou outro procedimento técnico necessário”, explicou o prefeito Rodrigo Manga.

Técnicos da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) também realizam, ao longo do ano, vistorias, elaboram laudos e emitem autorizações para poda ou supressão de árvores, com base na legislação municipal, a fim de contribuir com a segurança e o bem-estar da população. Porém, situações de fortes tempestades podem provocar queda de galhos e até de árvores, inclusive das que estão com aparência saudável.

Os casos de risco de queda tecnicamente comprovados serão atendidos com prioridade pelas equipes do Município ou ainda do Corpo de Bombeiros, que também atua nesse casos. Se houver interferência de galhos na fiação elétrica, o trabalho compete à Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Piratininga), por questões operacionais e de segurança.

Um sinal de que uma árvore corre risco de cair são galhos e tronco apodrecidos. No caso de árvores localizadas em área particular, o proprietário do imóvel é quem deve realizar a supressão ou poda, a partir da autorização da Sema. (Da Redação)