Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vereador quer que munícipes sejam punidos por ameaças e ofensas

15 de Outubro de 2019 às 02:46
Marcel Scinocca [email protected]

Vereador terá que se retratar sobre professores Irineu Toledo quer providências da Mesa Diretora do Legislativo sorocabano. Crédito da foto: Erick Pinheiro

 

O vereador Irineu de Toledo (PRB) está pedindo providências para que sejam identificados e punidos os munícipes que comparecerem à Câmara com o objetivo de ofender vereadores.

O pedido está em um ofício endereçado ao presidente da Câmara de Sorocaba, vereador Fernando Dini (MDB).

O pedido ocorre após uma discussão registrada em vídeo na quinta-feira (10).

Ao falar da situação, chamada por ele como “grosseira”, Toledo pede ao presidente que seja identificado e ainda pede informações sobre quais gabinetes ele esteve no Legislativo e por quanto tempo ficou.

O vereador ainda pede para que as imagens do homem sejam enviadas a seu gabinete. Por fim, ele pede para que sejam tomadas as medidas judiciais cabíveis, bem como que se tomem medidas para que a situação não se repita.

Bate-boca

Toledo foi pivô de um bate-boca na saída do estacionamento do Legislativo na quinta-feira.

Um vídeo que circula em redes sociais mostra o parlamentar sendo abordado por um munícipe que quer satisfações sobre seu posicionamento em uma votação.

Após ser questionado se batia em mulher, o homem responde que não e chama o parlamentar de sem-vergonha. Irineu de Toledo, então, dá ré, questiona novamente o homem e o chama de tonto. O vídeo é finalizado com o homem chamando Irineu de “pastor desviado”.

Outros casos

Nessa legislatura, os episódios externos ao debate e ao trabalho legislativo têm sido recorrentes entre os parlamentares de Sorocaba.

Recentemente, o vereador Hélio Brasileiro (MDB) precisou acionar a polícia após um pacote suspeito ter sido deixado próximo da clínica dele. O fato ocorreu em 15 de abril.

Fernando Dini (MDB) falou em 24 de novembro que investigações estavam sendo realizadas pela Polícia Civil.

O assunto seria a propagação de notícias falsas, em especial contra ele. “É para denegrir, para machucar, para desmoralizar”, afirmou na ocasião.

Em 28 de junho deste ano, foi a vez de Iara Bernardi (PT) acionar a Polícia Civil. Ela esteve na Delegacia Seccional de Sorocaba para registrar um boletim de ocorrência.

Segundo ela, internautas estavam ofendendo-a e ameaçando-a em redes sociais.

Hudson Pessini (MDB) também foi alvo de ameaças. Em um dos casos, o alvo foi o gabinete. O parlamentar alega que teve de mudar a rotina, que inclui até o uso de carro blindado.

“Levei a conhecimento da polícia os casos mais graves, que agora estão em processo sob sigilo, em segredo de justiça”, comenta Pessini.

Em outro episódio, ao menos um parlamentar teve de deixar o plenário da Câmara sob escolta da Guarda Civil Municipal (GCM).

O que diz a Câmara

Questionada no que lhe compete, ou seja, dentro da esfera do prédio do Legislativo, a Câmara de Sorocaba afirmou que “como instituição manterá seu sistema de segurança ativo, como de costume, com o objetivo de garantir o bem-estar não somente dos vereadores, como dos funcionários e das pessoas que frequentam a Casa Legislativa”. (Marcel Scinocca)