Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba terá um Museu do Esporte

08 de Julho de 2018 às 11:30

Sorocaba terá, em breve, um Museu do Esporte. A ideia é reunir elementos (troféus, camisas, publicações) para manter viva a história esportiva do município, do passado ao presente. De acordo com o titular da Secretaria de Esportes e Lazer (Semes), Simei Lamarca, a intenção é implantá-lo em um espaço no interior do Palacete Scarpa que, segundo ele, está passando por remodelação, pintura e ajustes na parte elétrica. O secretário pretende que o museu seja inaugurado em 15 de agosto, data em que é celebrado o aniversário do município.

Como o Museu do Esporte ainda está em fase de concepção, Lamarca decidiu promover um evento para dialogar com esportistas e ex-esportistas de Sorocaba, com o objetivo de trocar ideias e receber sugestões. A reunião será na próxima quinta-feira (12), às 19h30, no auditório do Jornal Cruzeiro do Sul. "Todos estão convidados para saber melhor como vai ser o projeto, os critérios para doar itens do acervo pessoal e contribuir de alguma maneira", explica. "A proposta é totalmente positiva para uma cidade tão grande como Sorocaba", acrescenta. Segundo o secretário, quando implementado, o museu deve permanecer aberto para visitação de escolas da cidade e da região.

Conforme Lamarca, um dos primeiros a manifestar o desejo de criação do museu foi o jornalista e ex-editor do caderno de Esporte do Cruzeiro do Sul Doraci Sola Galera, o Dorinha. "Afinal, Sorocaba tem muitos herois e ninguém se lembra deles", disse ele ao secretário.