Buscar no Cruzeiro

Buscar

Segundo dia da Oficina de Fotografia - Ruas Históricas

13 de Julho de 2018 às 10:05

Nesta sexta-feira 13 os espíritos da ignorância da fotografia foram exorcizados da fotografia no segundo dia da “Oficina de Fotografia – Ruas Históricas. E como também é dia do Rock, o agito ficou por conta do Prof. Édeson Souza.

Lembrando que a oficina é parceria entre a Secretaria da Cultura e Turismo (Secultur) com o Governo do Estado e o Grupo Imagem, além de promover o conhecimento das técnicas fotográficas tem o intuito de resgatar a biografia das ruas históricas de Sorocaba, um resgate do passado para compreender o presente. Deve realizar o reconhecimento da população do espaço urbano, do espaço público como um lugar a ser ocupado pelos indivíduos.

Na aula de hoje passeamos entre a alma da fotografia, sua história e técnica. Tudo confluindo para o pensamento de Henri Cartier-Bresson, como foi colocado pelo Prof. Édeson: “Fotografar, é colocar na mesma linha de mira, a cabeça, o olho e o coração”.

Definimos que fotografia de fato é escrever com a luz em todo seu desenvolvimento histórico, tanto em seu presente quanto passado, e será também no futuro.

Uma viagem do conhecimento que passou desde Aristóteles, Roger Bacon, Da Vinci, Niépce, Daguerre e Hércules Florence. Do conhecimento técnico que devemos ter com a câmera fotográfica, uma obrigação a todos os fotógrafos. Os cuidados com a preservação e respeito com as fotografias antigas. Os conceitos e técnicas para fotografia de rua noturna.

Uma noite iluminada para os participantes da oficina e que foi muito bem definida em mais uma ilustre presença que nos brindou fantasmagoricamente com seus conhecimentos, Nadar: “Técnica fotográfica se aprende em 15 minutos. Para ser fotógrafo se leva a vida toda!”

Agora vamos para rua na busca da melhor imagem, composta de sentimentos e técnicas, que seja arte, que seja conhecimento.

Observação: Caso vocês, leitores deste espaço de fotografia, desejam um curso de fotografia para aprimorar seus conhecimentos, entrem em contato através deste e-mail [email protected] . O curso será gratuito e online, e vai se adequar a necessidade de nossos leitores.