Buscar no Cruzeiro

Buscar

O primeiro semestre no retrovisor do blogue

03 de Julho de 2018 às 17:46

Balanço geral - primeiro semestre de 2018

blog do Simoes destaca os melhores espetáculos, atores e atrizes  do primeiro semestre de 2018

Neste primeiro semestre de 2018, dentre as publicações do blog do Simões, foram produzidas quinze críticas de teatro. Uma média de duas críticas por mês. No período o blogue teve mais de 350 mil visualizações. Certamente a produção local foi além disso. Todavia alguns espetáculos não puderem ser acompanhados de perto pelo blogue.

Dentre as dificuldades iniciais enfrentadas pelo blogue uma delas foi a do acesso à informação. Não há uma agenda organizada e planejada com todos os espetáculos produzidos na cidade para se consultar. As agendas disponíveis são irregulares e, desse modo, a informação também. A comunicação dos espetáculos é realizada no boca a boca e pelas redes sociais. Assim foi dificil nalguns casos acompanhar a produção local.

Blog do Simões até fez a experiência (na página do facebook) de produzir durante quatros semanas uma agenda com a produção local (que teve acesso). Apesar de tímidos os resultados foram positivos. Todavia o esforço é grande demais e ainda não é possível para o blog mantê-la. Talvez para o próximo semestre.

Produzir crítica com regularidade requer disposição e tempo. O blogue agradece aos artistas pelo contato e  trocas essenciais para o exercício da crítica. Agradece, também, a Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) e ao Jornal Cruzeiro do Sul por ter possibilitado este espaço de produção crítica do teatro sorocabano e região. O teatro necessita de visibilidade.

Por fim, o blog do Simões parabeniza a todos que realizaram neste semestre o teatro de Sorocaba e Região. Não tem sido fácil fazer teatro nos últimos tempos. Destaca o trabalho dos produtores, artistas e reconhece a luta daqueles que abrem espaços, brigam por verbas mínimas, ensaiam por um mundo melhor, se inscrevem nos muitos editais, defendem a produção local e produzm teatro com qualidade.

No sentido de refletir acerca da produção teatral da cidade o blogue, a cada semestre, irá olhar no retrovisor e apontar  os destaques daquele semestre.

Neste primeiro semestre de 2018 serão apontadas as categorias – espetáculo, atores e atrizes.  Parabéns a eles.

Há, também, a indicação de atividades  ou pessoas com atividades relevantes no campo das artes da cena, relacionadas à produção local no semestre.

Espetáculos:

Galo índio

Entrenós

Atores:

Rafael Milbio – Jesus, o musical

Fabio Luz - Casamento do Pequeno Burguês

Rodolfo Amorim – Galo índio

Atrizes:

Amanda Faicar – Beijo no Asfalto e Romeu e Julieta

Ivone Martins – O Grande Circo Teatro Sorocabano

Destaques:

Ao Teatro Escola Mário Persico pela manutenção de temporada semanal no espaço;

produção do espetáculo da primeira turma do curso técnico do SENAC, sob direção de Hamilton Sbrana

Direção musical de Zack Rodrigues em “Jesus, o musical” e “Casamento do Pequeno Burguês”

Roberto Gill Camargo pelo conjunto dos trabalhos cênicos desenvolvidos, no âmbito da cena contemporânea, com o grupo Katharsis

Que venha o segundo semestre com outras tantas produções. Viva o teatro e a produção local!