Buscar no Cruzeiro

Buscar

Araçoiaba completa 164 anos de história, lutando para salvar vidas e projetando a retomada da economia

07 de Abril de 2021 às 01:33

Crédito da foto: Divuilgação

Nesta quarta-feira (7), Araçoiaba da Serra faz aniversário. O município completa 164 anos de uma linda história. Após se formar em meados do século XVI, o povoado se desenvolveu e virou uma vila, denominada Campo Largo de Sorocaba. Desde então o município vem crescendo e virou destino agradável para habitantes e viajantes.

Apesar de ser conhecida por suas festas, sobretudo seu famoso rodeio, neste ano não há motivos para comemorações. Por conta da pandemia, todos estão unidos na batalha contra o novo coronavírus.

A saúde virou prioridade absoluta. Nesse setor, por exemplo, o município saiu de 3 para 20 leitos, além de melhorias nos equipamentos e cuidados médicos. É assim em todo Brasil. É assim também em Araçoiaba da Serra.

Por mais que existam as permanentes demandas como educação, saúde, segurança, habitação e outras necessidades, nenhum desafio é maior do que enfrentar e vencer o novo coronavírus.

Na saúde, o município saiu de 3 para 20 leitos, além de melhorias nos equipamentos e cuidados médicos. Crédito da foto: Divulgação

Nesse sentido, o município avançou, e muito, na estrutura oferecida à população. No primeiro dia de 2021, havia apenas três leitos para pacientes com Covid-19. Apenas três respiradores alugados e sequer com um gerador que garantisse a manutenção do fornecimento de energia. Havia pacientes suspeitos e já infectados com o vírus convivendo no mesmo local com pacientes comuns. Uma dificuldade.

De lá para cá muita coisa mudou. Atualmente, a UBS Alcides Vieira se transformou no Centro de Atendimento Especializado ao Covid. São 20 leitos exclusivos, 10 deles equipados com respiradores e outros 10 para observação, que também podem receber respiradores em caso de necessidade.

A unidade conta com gerador de energia e a rede de oxigênio foi ampliada. O município também conta agora com raio-x portátil, fundamental para os exames de pacientes entubados. Hoje há uma equipe exclusiva para o atendimento ao coronavírus. E o número de profissionais mais do que dobrou: são 10 novos auxiliares de enfermagem, três novos enfermeiros e três novos médicos.

A secretária municipal de Saúde, Marli Rodrigues de Oliveira Raymundo, lembra que faltam leitos em UTI nos centros de referência que vêm ampliando também suas capacidades, mas a demanda é ainda maior.

Crédito da foto: Divulgação

“Nos antecipamos e hoje temos quase uma estrutura de hospital, para manter nossos pacientes, entubados, em tratamento adequado para aguardar a vaga na transferência para uma UTI ou mesmo para realizar o tratamento no local. Essa semana mesmo tivemos um paciente extubado, com todos os procedimentos realizados aqui na cidade”, explicou.

O tempo das famílias terem de levar marmita para os pacientes também ficou no passado. Agora, há uma cozinha-piloto preparando diariamente seis refeições, com nutricionista: café da manhã, colação, almoço, chá da tarde, jantar e ceia.

Há outros cuidados especiais que passaram a ser oferecidos, como o banho de leito, que trazem melhor qualidade de atendimento aos pacientes.

Enfim, tudo para que os pacientes tenham o melhor atendimento possível. E para que todos, juntos, possamos voltar à normalidade o quanto antes.

 

Centro de Especialidades será construído

Um dos mais importantes compromissos presente no Plano de Governo, elaborado pelo prefeito Dr. Quevedo, foi assunto de uma reunião em Araçoiaba da Serra. A assessoria do deputado federal Vitor Lippi esteve na cidade para tratar da construção do Centro de Especialidades.

A reunião teve a presença do próprio prefeito Dr. Quevedo, do vice, Adilson Domingues, e dos assessores Hudson Ramos e Luiz Miranda. Na pauta, também foram discutidas outros investimentos e projetos do município que podem ser viabilizados por meio de emenda parlamentar.

Cerca de R$ 1 milhão serão investidos no empreendimento, através de emenda parlamentar proposta por Lippi. A expectativa é a de que a licitação seja realizada já no final do mês de abril.

 

Educação: aulas a distância, kit de materiais e de alimentos

Um dos setores mais atingidos pela pandemia foi a Educação. Por conta das restrições e das diferentes alterações das fases, todos os envolvidos com o segmento, sejam diretores, professores ou estudantes vêm atravessando um período turbulento e repleto de indefinições.

Em Araçoiaba, na educação, apesar da impossibilidade da volta às aulas na modalidade presencial, o ensino segue sendo realizado com qualidade no sistema à distância.

Para que isso seja possível, são usados canais de tecnologia e também materiais didáticos como apostilas, distribuídas aos alunos levando em consideração a idade e série de cada criança.

O município também vem distribuindo kit de materiais escolares e kit merenda, com cestas de hortifruti e alimentos que servem para complemento alimento em tempos de pandemia.

Casas terão dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro. Crédito da foto: Divulgação

Habitação: autorizada construção de 251 casas populares

O sonho da casa própria finalmente está mais perto para a população de Araçoiaba da Serra. Logo na segunda semana de sua gestão, o prefeito Dr. Quevedo (PSD) esteve no dia 13 de janeiro na CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) para tratar dos detalhes para o início de um novo projeto de moradias populares no município. Para começar a realizar esse sonho de muita gente, nessa primeira etapa serão 251 casas já autorizadas e licitadas.

Na ocasião, o Prefeito foi recepcionado pelo próprio secretário de Estado da Habitação, Flávio Amary, e pela equipe técnica da CDHU. Naquele encontro, Dr. Quevedo pôde conhecer em primeira mão os detalhes do projeto já apresentado pela empresa vencedora do processo de licitação.

Em linhas gerais, cada unidade terá um terreno de 150 metros quadrados no qual haverá uma casa com dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro, com um total de 43,77 metros quadrados de área construída, com corredores dos dois lados e, inclusive, possibilidade de ampliação.

Também estiveram presentes à agenda em São Paulo a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Valéria Cruz, e a presidente da Câmara Municipal, Valquíria di Tata, que representou os demais vereadores que integram o Poder Legislativo.

Segundo o prefeito, seriam necessários resolver alguns entraves burocráticos para então anunciar à população a fase de inscrições e sorteios, que antecedem o início das obras de acordo com o novo modelo estabelecido pela CDHU.

“Construir e entregar essas casas para a nossa população que mais precisa é nosso compromisso. Não vamos medir esforços para agilizar todos os procedimentos necessários, que cabem ao município, para acelerar a concretização desse sonho. Daremos mais detalhes à nossa população em breve”, explicou Dr. Quevedo.

Após esse primeiro passo, foi feita uma reunião para acelerar a construção de casas populares em Araçoiaba da Serra.

Esse encontro reuniu o prefeito, a construtora RGO, vencedora do processo de licitação e responsável pelo novo conjunto habitacional, e a gestão da concessionária Águas de Araçoiaba.

O objetivo foi tratar dos detalhes técnicos para a implantação da rede de água e esgoto para o novo empreendimento.

Dr. Quevedo pediu agilidade e urgência nas medidas necessárias para acelerar a obra.

Participaram do encontro o gerente geral da concessionária, Isaque Rodrigues, e o coordenador de engenharia, Gilberto Gomes Garcia; os engenheiros Jade Cruz, Diogo Zobone e Marco Anthero de Araújo da RGO, além do diretor de planejamento do município, Junior Duarte.

 

Plano para resolver as questões da água

Araçoiaba da Serra está enfrentando com coragem e visão de futuro os sérios problemas no abastecimento de água e de de tratamento de esgoto que se arrastam há décadas, causando inúmeros problemas e descontentamento da população.

E o primeiro degrau é a revisão do Plano Municipal de Saneamento, que vem sendo realizada em parceria entre a Prefeitura e a Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí - ARES-PCJ.

O objetivo é atualizar o Plano e adaptá-lo às demandas atuais da cidade e sua população, com a possibilidade de aprofundar cada detalhe e orientar as tomadas de decisão do poder público na implementação de políticas e ações estratégicas no segmento.

Contando com a vasta experiência dos técnicos treinados pela Agência, o município poderá promover ações para melhorar o volume de captação e distribuição de água, de forma condizente ao número de habitantes, além de garantir melhor qualidade da água captada, oferecendo grandes benefícios à toda a população, tangíveis na qualidade de vida e saúde para os cidadãos.

Em termos de tratamento de esgoto, a meta é, em menos de uma década, promover coleta e tratamento em todas as bacias do município visando enfim universalizar o sistema, atendendo na íntegra o novo marco regulatório de saneamento.

A ARES-PCJ age em conjunto ao município fiscalizando e regulamentando todos os serviços referentes a saneamento básico, em especial as concessionárias responsáveis pela prestação dos serviços públicos, e ainda oferece cursos técnicos para o segmento, visando ampliar o atendimento especializado nos quadros do município.

Obras já foram realizadas. Crédito da foto: Divulgação

Parcerias para recapeamento e pavimentação

Após muita espera a população do Jardim Nogueira comemora o início das obras de recuperação asfáltica do bairro. A Prefeitura de Araçoiaba, numa parceria com a iniciativa privada, promoveu o recapeamento das ruas do bairro.

Tal ação só foi possível com um novo modelo de gestão, baseado em parcerias e diálogo com a iniciativa privada, que trará benefícios à população e economia aos cofres públicos.

Este modelo foi usado na solução de problemas de infraestrutura. Um dos exemplos foram 200 metros de pavimentação asfáltica, com lajotas intertravadas, no bairro Bosques dos Eucaliptos.

A Prefeitura realizou o trabalho de base, aterramento, terraplanagem, guias e sarjetas, cedeu equipamentos e colaborou com a mão de obra, enquanto a empresa parceira ofereceu os bloquetes de concreto.

 

Programa Cidade Legal promove a regularização fundiária

O Cidade Legal é um programa no âmbito da Secretaria de Estado da Habitação que acelera e desburocratiza o processo de regularização fundiária, sem custos aos município e aos moradores.

Com ele, munícipes que por algum motivo não conseguiram regularizar imóveis ou terrenos têm a chance, finalmente, de deixar toda a documentação em ordem.

Para que isso ocorra, a Prefeitura recebe apoio técnico para a regularização de parcelamento do solo e de núcleos habitacionais, públicos ou privados, para fins residenciais, localizados em área urbana ou também de expansão urbana.

O programa apoia tecnicamente todo o processo legal e burocrático para emissão dos títulos de propriedade, por meio de consultoria da equipe técnica especializada da Secretaria da Habitação.

As ações previstas pelas novas ordens de serviço incluem levantamentos topográficos, memoriais descritivos, projetos urbanísticos de regularização, cadastro social dos ocupantes, estudos técnico-ambientais, diagnósticos fundiários, minutas de leis, estudos fundiários, planos de regularização, entre outras ações que são necessárias para a finalização e efetivação das regularizações fundiárias desses municípios.

A iniciativa também oferece assessoria para intermediar o registro dos projetos de regularização fundiária urbana nos cartórios de imóveis.

Além de garantir segurança jurídica, o programa leva às famílias de baixa renda outros benefícios, como o acesso ao mercado formal de crédito, a possibilidade de comercialização do imóvel e a transferência do bem para filhos ou herdeiros.

Trata-se de um programa que auxilia sobremaneira todas as partes envolvidas, regularizando e legalizando situações que muitas vezes se arrastam há décadas.

Equipe técnica faz histórico e levantamento antes de analisar regularização. Crédito da foto: Divulgação

Imóveis do bairro Jardim Ercília serão os primeiros a serem regularizados

A Secretaria de Habitação do Estado de São Paulo liberou, no final de março, novas ordens de serviço do Programa Cidade Legal, no valor de R$ 3,1 milhões para regularização fundiária em 28 cidades da região de Sorocaba.

Araçoiaba da Serra é um dos municípios contemplados. Os serviços serão executados em 70 núcleos habitacionais para garantir a legalização da situação do imóvel de mais de 9,7 mil famílias.

Em Araçoiaba da Serra, inicialmente, será liberada a execução do projeto no bairro Jardim Ercília. Outros bairros em que a regularização está em andamento são Colonial 1, Portal Araçoiaba e Santa Clara.

Uma das primeiras ações do Fundo Social de Solidariedade foi a integração com órgão e setores. Crédito da foto: Divulgação

Fundo Social de Solidariedade de Araçoiaba da Serra é reativado

Araçoiaba da Serra voltou, enfim, a ter o Fundo Social de Solidariedade. Os trâmites burocráticos necessários para a reativação foram concluídos no início da tarde de sexta-feira, 26 de fevereiro, com a posse do novo conselho deliberativo.

O evento teve a participação do prefeito Dr. Quevedo. Como de praxe, a primeira-dama Valéria Cruz terá a missão de presidir o Fundo pelos próximos quatro anos.

Fazem parte do novo conselho: Carlos Donizete Prado, representante das entidades religiosas; Joam de Queiroz Brito, representante dos trabalhadores rurais e urbanos; José Carlos Martins e Juliana Campos, representantes da sociedade comercial; Maria Cristina Gonçalves de Andrade, representante das entidades sociais; e William José de Camargo Martins, representante dos órgãos de serviço social.

A direção da entidade terá ainda como vice-presidente, Maria Cristina Gonçalves de Andrade; primeira secretária, Juliana Campos; segundo secretário, William José de Camargo Martins; primeiro tesoureiro, Joam Queiroz Brito; e segundo tesoureiro, José Carlos Martins.

Também participaram da reunião, o diretor do Departamento de Assistência Social, Fernando Figueiredo; e a servidora Fernanda Horn Séves.

De início, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Araçoiaba da Serra apresentou a minuta do regimento interno para apreciação e aprovação de todos os membros.

“Agradeço a presença e a participação de todos que aceitaram a missão de fazer parte deste momento histórico para o município. Vamos juntos trabalhar pelas pessoas que mais precisam, construindo uma nova etapa com mais justiça social para todos os araçoiabanos”, afirmou Valéria Cruz na ocasião.

Naquela oportunidade, a primeira ação do Fundo Social também foi aprovada em ata. Tratava-se da programação e homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Como programado, as ações envolvendo a data de 8 de março e todo o mês dedicado às mulheres aconteceram com bastante sucesso.

Os eventos acabaram reverenciando as trabalhadoras do setor de saúde que tem assumido posição de destaque na linha de frente do combate à pandemia do novo coronavírus desde o ano passado.

Palestra sobre o empoderamento feminino foi um dos destaques dos eventos do Dia da Mulher. Crédito da foto: Divulgação

O Fundo Social de Solidariedade tem por objetivo mobilizar a sociedade, por meio de campanhas, parcerias, eventos e outras ações, visando a melhoria da qualidade de vida da população em situação de vulnerabilidade, por meios de um trabalho em equipe.

A atual administração preza pela solidariedade educativa, criando programas e ações visando o resgate da dignidade humana, a capacitação profissional, a geração de renda e emprego. São políticas governamentais apoiadas na consciência da responsabilidade social na contribuição para a redução das desigualdades sociais.

Em sua missão à frente do Fundo Social de Solidariedade, a primeira-dama Valéria Cruz realizou recentemente uma visita à Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Araçoiaba da Serra.

Ela foi recebida pela diretora da entidade, Aline Fonda Pereira Camilo, pela assistente social Camila Martins Carvalho Lima e ainda pela coordenadora pedagógica da unidade, Karem de Cássia Bachega. Também estiveram presentes na visita o diretor de assistência social, Fernando Figueiredo.

“Foi uma visita de trabalho muito proveitosa pois conhecemos a realidade e necessidade da entidade. Os profissionais da Apae de nossa cidade realizam um trabalho diferenciado e muito bonito”, afirmou Valeria que, após ajudar a reativar o Fundo Social vem desenvolvendo diversas ações positivas na área da solidariedade. “O nosso objetivo é sempre colaborar e ampliar as ações em parceria”, afirmou Valéria Cruz.

União contra a pandemia de Covid-19

Araçoiaba da Serra receberá mais de R$ 1 milhão em equipamentos de saúde doados pela Pró-Vida. Todos os itens recebidos serão utilizados nas ações de enfrentamento e tratamento de pacientes com Covid-19.

A solenidade de doação aconteceu no último sábado (3), de maneira virtual através de um canal na plataforma Youtube, e contou com a participação do prefeito Dr. Quevedo.

“Somos muito gratos pelo gesto de amor ao próximo e de cuidado com a nossa comunidade, da Central Geral Dízimo da Pró-Vida. As doações, com certeza, serão muito bem utilizadas e nos ajudarão a salvar vidas. Gostaria de agradecer em nome de toda população de Araçoiaba da Serra”, disse o prefeito.

Entre os equipamentos estão um aparelho de raio X portátil; doze bombas de infusão microprocessada linear com equipo universal; um cardioversor; um ventilador pulmonar com circuito neo, infantil e adulto; um ventilador para transporte portátil; um digitalizador de raio-X; uma impressora Dry para digitalizar Raio X; cinco cadeiras de banho com rodas; cinco cadeiras de rodas adulto dobrável; cinco monitores multiparâmetro; cinco camas fawler manual com grade e rodas; cinco colchões hospitalar e cinco escadinhas com dois degraus.

Equipamentos e material para enfrentamento da pandemia foram doados por grupo do Lago Azul. Crédito da foto: Divulgação

União do Lago Azul

Antes das doações da Pró-Vida, a Prefeitura de Araçoiaba já havia sentido o calor humano de sua população. No dia 26 de março, um grupo de representantes do grupo Solidariedade Araçoiaba, que reúne moradores do Lago Azul, fez uma grande doação de equipamentos para a Secretaria de Saúde de Araçoiaba da Serra.

Na ocasião eles foram recepcionados pelo prefeito Dr. Quevedo, pela primeira-dama Valéria Cruz, e pela secretária de Saúde, Marli Rodrigues de Oliveira Raymundo.

Entre os itens doados havia lençóis, medicações injetáveis, um monitor cardíaco e um respirador.

As doações estão sendo usadas no PA (Pronto Atendimento) da Rua Joaquim Ferreira, que presta serviços de emergência e plantão da Covid-19.

“Os materiais ajudarão a salvar vidas e a melhorar a qualidade de vida de moradores de toda a comunidade”, lembrou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Valéria Cruz.

A Secretaria Municipal de Saúde também recebeu um respirador, como empréstimo gratuito, do Hospital Nova Reabilitação Saúde. Trata-se de mais um auxílio importante neste momento difícil que certamente irá salvar vidas. Fica registrada nossa gratidão em nome de toda população araçoiabana. Somente com união e solidariedade vamos vencer o coronavírus.

 

Alinhamento com setores sociais

Desde o início de seu governo, o prefeito de Araçoiaba da Serra, Dr. Quevedo, e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Valéria Cruz, reuniram-se com diversos segmentos do setor social do município.

Logo em sua primeira semana de trabalho, o prefeito deu início a essa atividade de retomada e fortalecimento das ações assistenciais e de apoio junto à população.

Por exemplo, logo na primeira semana de governo, em 6 de janeiro, na sede da própria Secretaria de Desenvolvimento Social, o prefeito e a primeira dama conversaram com os servidores da pasta ligados ao CRAS, CREAS, Cadastro Único, Casa Lar, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro e Araçoiabinha.

O objetivo foi estreitar o contato com a equipe e apresentar as diretrizes, desafios e compromissos da nova gestão.

Em seguida, Dr. Quevedo esteve junto dos representantes de todas as entidades assistenciais do município. Participaram do encontro os dirigentes da Associação Novo Tempo, CIENT, APAE, Instituto Contraproposta, Associação Brasil, ADRA, Lar da Bela, Centro Vicentino Nossa Senhora das Dores e PROFIS.

O prefeito lembrou que prestar auxílio e amparo às pessoas que mais precisam é um dos mais importantes compromissos da sua gestão.

“Esse primeiro contato é fundamental para estreitarmos os laços e, principalmente, para nos colocarmos à disposição para caminharmos juntos com cada setor da nossa estrutura social e com cada filantrópica que prestam um trabalho inestimável em favor dos nossos irmãos que mais precisam. A Prefeitura de Araçoiaba da Serra está de portas abertas para solidificar e ampliar as parcerias com o terceiro setor”, finalizou Dr. Quevedo na ocasião.

Por fim, o prefeito deu o tom de como enxerga sua gestão à frente da cidade. “Prestar auxílio às pessoas que mais precisam é compromisso da nossa gestão”, afirmou o chefe do executivo.

Com 42 lojas em 11 cidades da região, rede Bom Lugar estará em Araçoiaba. Crédito da foto: Divulgação

Foco em mais emprego e também na melhoria da economia local

Credibilidade, visão administrativa e capacidade de articulação fazem toda a diferença. Isso é o que podemos ver nesses 100 primeiros dias da administração do prefeito Dr. Quevedo.

As melhorias tiveram início logo no começo do mandato. Em menos de um mês da nova gestão municipal, já era possível comemorar a instalação de um novo empreendimento que tem gerado muitas oportunidades para a população. Trata-se da Bom Lugar, uma rede de supermercados que está distribuída em 11 cidades da região de Sorocaba, somando 42 lojas no total.

Serão R$ 8 milhões investidos em Araçoiaba, com a geração de 200 novos empregos. E a inauguração está prevista para dezembro de 2021.

O prédio será construído em frente ao Lago Municipal e terá uma área de quase quatro mil metros quadrados.

Quando da definição do projeto no final de janeiro, o prefeito Dr. Quevedo, acompanhado do vice-prefeito, Adilson Domingues, recebeu toda a equipe administrativa da Rede Bom Lugar, para discutir os últimos detalhes.

Naquela ocasião, também estiveram presentes ao encontro o presidente do grupo, Marcio Une, o vice-presidente Artur Doda, o diretor financeiro, Elian Bianchi e o diretor administrativo, Romildo Reis. O grupo também foi acompanhado na audiência pelo vice-prefeito de Sorocaba, Fernando Martins.

Sunflower e outras empresas foram visitadas por uma comitiva do Poder Executivo para parcerias e conversas de ampliação de atividades visando mais empregos. Crédito da foto: Divulgação

Mais uma empresa a caminho de Araçoiaba

Mais uma empresa está prestes a se instalar em Araçoiaba da Serra. O prefeito Dr. Quevedo recebeu recentemente a diretoria da MAS Brasil, especializada em engenharia eletromecânica e soluções industriais.

Em pauta, os preparativos para a instalação no município. O prédio já está em construção e a expectativa, ainda na fase de implantação, é a de gerar 25 empregos diretos, além de mais 100 indiretos.

Também participaram da reunião de trabalho os representantes da MAS, Guilherme Martines dos Santos e Leandro Luiz Lucio, o vereador João Grillo e a secretária de Desenvolvimento Urbano, Cilene Bordezan.

Haverá isenção de taxas para expedição de alvará de construção até a concessão do “Habite-se”. Crédito da foto: Divulgação

Série de visitas a empresas da região: mais parceria

O prefeito Dr. Quevedo, acompanhado do vice, Adilson Domingues, e do secretário de Desenvolvimento Econômico de Araçoiaba da Serra, João Rocha, vem fazendo uma série de visitas às empresas do município para tratar de parcerias e possibilidade de expansão com apoio do poder público municipal.

Recentemente, estiveram na Sunflower, que produz suplementos alimentares e é considerada uma das maiores do município. Na pauta, um compromisso bilateral com objetivo de gerar mais empregos e divisas para Araçoiaba da Serra.

Visitas também foram realizadas à Vitafor, Nutrenzi, Cantinho do Ferro, Santana embalagem, Global Pró Cosméticos e USR Usinagem, entre outras.

Projeto de Lei desonera e facilita a instalação de novos negócios em Araçoiaba da Serra. Crédito da foto: Divulgação

Incentivos fiscais em busca de novas empresas e também mais empregos

O prefeito de Araçoiaba da Serra, Dr. Quevedo, encaminhou um projeto de lei à Câmara, na  quinta-feira (1º), cujo objetivo é conceder benefícios fiscais para empresas que se instalarem na cidade, para as já instaladas que ampliarem sua produção, número de funcionários ou ainda àquelas que mudarem de endereço.

A consequência direta, para a população, será o aumento de postos de trabalho e melhorias nos serviços públicos, considerando que a arrecadação municipal irá aumentar com a vinda de mais empresas e haverá, assim, mais recursos para serem aplicados na saúde, educação e segurança, por exemplo.

“Nosso povo é trabalhador e empreendedor. Queremos trazer mais empresas e ampliar as que estão funcionando. Consequentemente, vamos ter mais oportunidades de empregos e riquezas. Assim, com foco e seriedade, estamos desenvolvendo a cidade e fomentando a nossa economia”, afirmou Dr. Quevedo.

O projeto prevê também a criação do Conselho Gestor de Desenvolvimento Econômico do Município, que será composto por cinco integrantes: o Chefe do Executivo, e representantes das secretarias de Governo e Relações Institucionais; Administração e Finanças; Desenvolvimento Econômico; e Planejamento. A lei explica que o conselho será deliberativo, ou com capacidade de decisão.

Isenções e Taxas

As empresas contempladas com o projeto serão isentas por um período dos seguintes tributos: IPTU (Imposto Predial Territorial e Urbano); sobre os imóveis onde ocorrer a instalação, a ampliação ou a transferência da empresa, mesmo que não próprios, pelo prazo de até 10 anos e nunca inferior a cinco anos; ITBI (Impostos de Transmissão de Bens Imóveis) em caso instalação, ampliação ou a transferência da empresa; e ISSQN

(Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) sobre os serviços de construção civil, obras hidráulicas, elétricas e outras similares que se incorporem ao prédio, pelo prazo de 12 meses prorrogáveis por igual período.

Também haverá isenção das taxas decorrentes da aprovação de projetos para expedição de alvará de construção até a concessão do “Habite-se”; e referentes sobre a aprovação de projetos para expedição de alvará de construção até a concessão do “Habite-se”.

No projeto consta que para serem beneficiadas, 70% dos funcionários das empresas precisam, obrigatoriamente, ser moradores de Araçoiaba da Serra. Há ainda a necessidade de os empresários apresentarem documentos sobre a ampliação, ramo de atividade e comprovarem a regularidade do negócio.

Empresas que desrespeitarem o meio ambiente, ou que não tiverem sua frota de veículos licenciada no município, por exemplo, poderão perder os benefícios. O projeto deverá ser votado pelos vereadores nos próximos dias na Câmara de Araçoiaba da Serra.

Gelateca: livros espalhadas em pontos estratégicos. Crédito da foto: Divulgação

Geladeiras viram minibibliotecas

A Prefeitura de Araçoiaba da Serra traz à cidade mais uma novidade: o projeto Gelateca. Geladeiras transformadas em bibliotecas, que serão espalhadas em locais estratégicos do município, como pontos de ônibus, com o objetivo de facilitar o acesso e estimular o hábito da leitura. E o melhor: com curadoria de bibliotecários e especialistas em literatura.

Você também pode participar dessa jornada pelo conhecimento. Como? Doando aquela geladeira que não funciona mais ou aquele livro que você já leu, para compartilhar com outras pessoas. Afinal, todo mundo merece essa oportunidade.

Quer participar? Então ligue para o Departamento de Cultura e Turismo, (15) 3281-2366, ou leve o seu livro para a Pedro Nolasco Vieira, 120, Centro.

Galeria

Confira a galeria de fotos