Buscar no Cruzeiro

Buscar

Além dos tannats, Uruguai se destaca com outros vinhos de classe mundial. "Tasting Tour" acontece nesta 3a. em SP e na 4a. na vizinha Campinas

14 de Agosto de 2018 às 17:12

Marco Merguizzo

Por MARCO MERGUIZZO

(*) Siga também no Instagram o conteúdo exclusivo do @blog1gole1garfada1viagem 

Esqueça os velhos e robustos tannats de paladar duro e tânico, marca registrada dos vinhos uruguaios de outrora. Hoje, os rótulos produzidos nos diferentes terroirs charruos, seja na região de Colônia del Sacramento, passando por Canelones, nos arredores de Montevidéu, à nova zona vitivinícola de Maldonado, às margens do Atlântico, na região do badalado balneário de Punta del Este, há uma extensa e diversificada oferta de grandes tintos feitos com esta que é considerada a casta símbolo do país, além de surpreendentes tempranillos, cabernet francs e pinots noirs e, ainda, um número surpreendente de vinhos brancos originais e cheios de personalidade moldados com as uvas albariño, torrontes, chardonnay e sauvignon blanc, todos de excepcional relação preço-prazer.

Distante apenas uns poucos quilômetros do centro da capital uruguaia, na província de Canelones, a charmosa Bouza Bodega Boutique, fundada há pouco mais de duas décadas pelo casal de engenheiros Juan e Elisa Bouza, é uma das vinícolas pioneiras que ajudaram a modernizar a indústria local nas últimas décadas, e a construir a fama dos vinhos de classe mundial da pátria do escritor Eduardo Galeano (1941-2015) e do ex-presidente José Mujica. (Confira a trajetória deste produtor e a origem da uva tannat relendo o post "Sinônimo de Uruguai na taça, o Tannat é um tinto que combina com churrasco e que por sua vez combina com futebol". Para ler agora, basta clicar aqui).

A Bouza é das principais estrelas do Tannat Tasting Tour 2018, que acontece nesta semana em São Paulo e em Campinas, ao lado das tradicionais vinícolas Pisano, Carrau, Juanicó, Casa Magrez, Família Deicas, De Lucca e Gimenez Mendes e da emergente e premiada Garzón. Veja abaixo os locais e os horários e programe-se para degustar os rótulos deste e de outros produtores campeões do país platino.

TANNAT TASTING TOUR É DICA CERTA NESTA 3a. (14), EM SP, E NA 4a. (15), EM CAMPINAS 

 - Arquivo

Arquivo

Acontece nesta terça-feira (14/8), em São Paulo, e na quarta (15), em Campinas, a cerca de 86km ou 1h20 de carro de Sorocaba, o Tannat Tasting Tour 2018, evento que reúne mais de uma dezena de vinícolas uruguaias, cujos produtores premiados internacionalmente apresentam o que há de melhor em matéria de rótulos que levam a uva ícone do país, além de outras castas como as tintas merlot e cabernet franc e as brancas torrontés e moscatel, que protagonizam varietais e vinhos de corte excecpcionais, porém, pouco conhecidos da grande maioria.

O crescimento do consumo e interesse pelos rótulos uruguaios avançam a cada ano na preferência do consumidor brasileiro. Em 2017, os brancos e tintos do país que integra a bacia do Prata, ao lado do Parguai e Argentina, bateram recordes históricos de exportação para o Brasil, com um crescimento de mais de 30%.

Segundo a Wines of Uruguay, o mercado brasileiro é o principal destino de sua produção vinícola, com mais de 60% do total de rótulos exportados, ou cerca de 3.000.000 de litros, com supremacia dos seus apreciados Tannats, os rótulos de maior prestígio não só por aqui mas no mundo todo.

"Além dos tannats, o consumidor brasileiro também poderá provar nos eventos os tintos uruguaios feitos de outras castas como as tintas merlot, cabernet sauvignon e franc, além das brancas sauvignon blanc, chardonnay e a albariño, uva que vem se adaptando de forma excelente ao terroir uruguaio", destaca José María Lez, presidente do INAVI (Instituto Nacional de Vitivinicultura - Uruguay), ao blog 1 gole, 1garfada, 1 viagem.

Enólogos, donos de bodegas, importdores e dois dos melhores sommeliers de ambos os países - o uruguaio Federico de Moura e o brasileiro Diego Arrebola - estarão em contato direto com profissionais dos segmentos de hotéis, restaurantes e supermercados, fornecendo todo tipo de informação sobre os rótulos produzidos naquele país.

A dupla de craques ainda comandará uma degustação Masterclass, a qual o blog participará com exclusividade (confira os destaques desta prova pelo Instagram @blog1gole1garfada1viagem, entre 15h e 17h), e que inclui uma seleção premiada de vinhos das bodegas Alto de la Ballena, Ariano, Bracco Bosca, Carrau, Cerro Chapeu, De Lucca, Familia Dardanelli, Finca Narbona, Juanicó-Deicas, Marichal, Montes Toscanini, Pisano e Pizzorno.

Anote o nome de todas as vinícolas uruguaias que participam da edição brasileira deste ano do Tannat Tasting Tour: Alto de la Ballena, Ariano, Artesana, Bouza, Bracco Bosca, Carrau, Casa Grande, Castillo Viejo, Cerro Chapeu, De Lucca, El Capricho, Juanicó ¿ Familia Deicas, Familia Dardanelli, Familia Traversa, Favretto Dragone, Filgueira, Finca Narbona, Garzón, Marichal, Montes Toscanini, Nabune, Pisano, Pizzorno, Viña Edén e Viña Progreso.

O sommelier brasileiro Diego Arrebola pilotará Masterclass ao lado do uruguaio Federico de Moura - Arquivo

O sommelier brasileiro Diego Arrebola pilotará Masterclass ao lado do uruguaio Federico de Moura - Arquivo

SERVIÇO 

Tannat Tasting Tour 2018 - Em São Paulo: Intecontinental São Paulo - Alameda Santos, 1123, 17/21h. Em Campinas: Vitória Hall - Av. José de Souza Campos, 425, Cambuí, 16h/20h.

(*) Marco Merguizzo é jornalista profissional especializado em gastronomia, vinhos, turismo e estilo de vida. Confira outras novidades no Instagram (@blog 1gole1garfada1viagem) ou clique aqui e vá direto para a página do blog no Facebook.

[gallery link="none" ids="8460,8461,8463,8464,8465,8466"]

 

Galeria

Confira a galeria de fotos