Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pandemia

Sem atingir metas, Estado anuncia fim do uso de máscaras ao ar livre

Medida passa a valer a partir de 11 de dezembro, porém, o acessório deverá ser mantido em locais fechados

24 de Novembro de 2021 às 13:47
Cruzeiro do Sul [email protected]
O governo paulista justificou a medida diante da queda superior a 90% do número de casos e óbitos
Governo justificou a medida diante da queda superior a 90% do número de casos e óbitos. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (7/5/2020))

O governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou, nesta quarta-feira (24), a desobrigação do uso de máscaras ao ar livre em todo o território paulista a partir de 11 de dezembro.

A obrigação do uso do acessório, uma das medidas preventivas à Covid-19, no entanto, permanece nas áreas internas e estações e centrais de transporte público, além do uso em transportes coletivos, como metrô, ônibus e trens.

A nova medida acontece apesar de ainda não ter sido atingida a meta estipulada pela própria gestão Doria quanto à redução de indicadores da pandemia. No final do mês passado, o governo estadual havia condicionado a flexibilização a 75% da vacinação completa da população (hoje é 74,5%), média diária de casos abaixo de 1.100 (atualmente 1.289), média diária de mortes abaixo de 50 (hoje é 61) e média diária de internações abaixo de 300 (hoje é 318).

O governo paulista justificou a medida diante da queda superior a 90% do número de casos e óbitos em relação ao pico da pandemia e o avanço da vacinação. De acordo com o governador, São Paulo deve atingir nesta quinta-feira (25) a marca de 75% da população geral que já completou o esquema vacinal.

Enquanto isso, até 30 de novembro, o número de vacinados deve atingir 80%. “Antecedência, previsibilidade, planejamento e organização”, justificou o gestor estadual, em entrevista à imprensa no início da tarde, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

Doria também anunciou uma campanha de reforço à vacinação com duração de dez dias em todo o Estado. Segundo o anúncio, de 1º a 10 de dezembro o Estado fará uma ação, juntamente com os municípios e secretarias de Saúde, para incentivar a população faltosa a retornar para tomar a vacina e reforçar a importância da aplicação da terceira dose. (Da Redação)