Buscar no Cruzeiro

Buscar

Votorantim

Secretários são chamados para explicar fechamento da UPA Infantil e a falta de medicamentos

Os representantes da Saúde, Administração, Finanças e Negócios Jurídicos devem se reunir com os vereadores da cidade no dia 3 de setembro

28 de Agosto de 2025 às 14:45
Thaís Marcolino [email protected]
A convocação ocorreu após uma reunião em caráter de urgência na Câmara de Votorantim
A convocação ocorreu após uma reunião em caráter de urgência na Câmara de Votorantim (Crédito: Dvulgação/ Câmara de Votorantim)

O fechamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Infantil e a falta de medicamentos em Votorantim serão temas de uma reunião entre as secretarias da Saúde, Administração, Finanças e Negócios Jurídicos e vereadores da cidade, marcada para 3 de setembro, na Câmara Municipal. O encontro foi decidido em uma reunião em caráter de urgência, realizada na manhã desta quinta-feira (28).

De acordo com o Legislativo, foi solicitada a presença dos secretários Robertson Magalhães Jordão (Saúde), Claudemir Aparecido Muquem (Administração), João Luis de Sousa (Finanças) e Jean Carlos Nunes (Negócios Jurídicos). Eles devem prestar informações sobre o fechamento da UPA Infantil, a recorrente falta de medicamentos, inclusive de uso contínuo e controlado, nas unidades de saúde e as medidas administrativas e orçamentárias adotadas pela prefeitura para enfrentar tais questões.

Em nota, a prefeitura informou que, por enquanto, não vai se pronunciar sobre a reunião.

Atendimento em um novo local

A Secretaria de Comunicação de Votorantim divulgou uma matéria na tarde desta quinta-feira (28) que informa que, a partir deste sábado (30), crianças de até 11 anos devem procurar atendimento na UPA Central. Até então, os serviços eram realizados na UPA Infantil.

‘O motivo da mudança é a readequação tanto dos serviços de saúde quanto do quadro de colaboradores, visando uma maior economia nos recursos financeiros do município‘, cita o texto.

O conteúdo afirma, ainda, que a mudança não traz prejuízos à população, visto que as duas unidades ficam próximas, na rua Antonio Walter. Além da UPA Central, os serviços de atendimento de urgência e emergência também são feitos na UPA Jataí, garante o município.

Na mira do MP e TCE

A problemática do fornecimento dos medicamentos em Votorantim tem sido acompanhada pelo jornal. No último dia 11, o Ministério Público (MP) e o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) passaram a investigar a licitação feita pelo município para a compra de medicamentos, da mesma maneira que a falta de transparência. Já na sexta-feira passada, dia 22, o TCE informou que notificou a prefeitura a prestar os devidos esclarecimentos sobre o tema. O prazo de resposta é de dez dias.

 

** matéria atualizada às 20h12 de quinta-feira (28) com o posicionamento da prefeitura a respeito da reunião e o fechamento da UPA Infantil