Sorocaba
Secretaria da Segurança prendeu 126 mil criminosos neste ano
Forças de segurança também apreenderam 190 toneladas de drogas e recuperaram 30 mil veículos
O secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, cumpriu agenda em Sorocaba ontem (5) e, durante entrevista à Cruzeiro FM 92,3, apresentou dados referentes às ações realizadas nos oito primeiros meses no comando da SSP.
Segundo Derrite, entre janeiro e agosto deste ano, 126.986 criminosos foram presos em todo o Estado e 190 toneladas de drogas foram apreendidas. Além disso, 48.268 condenados da Justiça foram capturados, mais de 30 mil veículos recuperados e 7.576 armas ilegais foram recolhidas pela polícia, entre elas, 117 fuzis.
Já na região de Sorocaba, segundo informações disponibilizadas no site da Secretaria de Segurança Pública (SSP), mais de 9.900 prisões foram efetuadas, 582 armas apreendidas e 983 veículos recuperados no período.
Para Derrite, o Comando de Policiamento do Interior (CPI) 7, da Polícia Militar, e o Departamento de Polícia Judiciária Interior (Deinter) 7, da Polícia Civil, ambos em Sorocaba, têm alta produtividade e são destaques no Estado de São Paulo. “A Polícia Civil aumentou muito a elucidação de crimes, que é o papel principal da Polícia Judiciária, e a Polícia Militar, no seu trabalho ostensivo, realiza cada vez mais prisões em várias operações”, declarou.
Apesar dos números considerados positivos para a SSP, o secretário ressaltou que pretende aumentar o efetivo de policiais no Estado, principalmente no interior. Derrite informou que atualmente tem autorização para a contratação de mais 13 mil policiais -- entre civis, militares e técnicos-científicos. Além disso, um concurso da Polícia Civil, que já está com inscrições encerradas, disponibilizou 2.900 novas vagas no setor.
O Secretário anunciou a criação do novo Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) para a cidade de Sorocaba. O terreno ainda não foi revelado, no entanto, a sede deverá ser implantada até o final de 2025, na zona norte da cidade. “O planejamento é para que até o final de 2025 o batalhão esteja funcionando com policiais e viaturas, porque é um processo que não é da noite para o dia. Precisamos adquirir novas viaturas, criar novos quadros dentro da Polícia Militar, formar os policiais, o que leva, entre edital de concurso e formação, mais de dois anos para que aconteça”, explicou.
Após a entrevista, Derrite foi um dos agraciados com o Colar Evocativo ao Sesquicentenário da Revolução Liberal de 1842, cuja entrega foi realizada em cerimônia no Comando Geral da Polícia Militar, em Sorocaba.
A comenda tem como finalidade prestar homenagens a personalidades civis e militares, bem como a instituições públicas ou privadas que tenham contribuído de forma significativa para o Estado de São Paulo. Um dos líderes da Revolução Liberal de 1842 foi Brigadeiro Tobias de Aguiar - que dá nome ao bairro sorocabano. Na quarta-feira (4), inclusive, foram comemorados os 229 anos do seu nascimento. (Vanessa Ferranti)
Galeria
Confira a galeria de fotos