Informação Livre
São Paulo ganha ferramenta para digitalizar processos
Entre as vantagens do sistema, está a eficiência de processos sistematizados entre órgãos municipais, estaduais e federais
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) assinou ontem (22), eletronicamente, um documento que marca o uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ferramenta do Governo Federal para gestão digital de processos.
Entre as vantagens do SEI, estão a eficiência de processos sistematizados entre órgãos municipais, estaduais e federais; a variedade de formatos e tamanhos de documentos compatíveis; e a tramitação simultânea de processos em múltiplas unidades. A nova ferramenta digital garante aos servidores paulistas mais facilidade na produção, tramitação, transparência e gestão de documentos administrativos e significa cidadania e eficiência.
Interligação
O vereador Cristiano Passos (Republicanos) se reuniu com o secretário de Mobilidade de Sorocaba (Semob), Carlos Eduardo Paschoini, para discutir questões relacionadas à Vila Nova Sorocaba e apresentou uma proposta de interligação entre o bairro e a avenida Itavuvu. O parlamentar estava acompanhado de Dirceu Oliveira, um dos representantes dos moradores, que salientou a necessidade de melhoria do tráfego de veículos na região.
Endometriose
No mês de atenção à endometriose, o Março Amarelo, a Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo alerta para a importância dos cuidados preventivos à doença. A enfermidade pode acometer mulheres em período reprodutivo, de 15 a 45 anos, e afeta negativamente a qualidade de vida das pacientes, além de ser uma das principais causas de infertilidade. Em 2022, mais de 2,3 mil mulheres foram internadas no Estado por complicações relacionadas à doença e mais de 11,2 mil procedimentos ambulatoriais foram realizados para o tratamento do distúrbio.
AME
O vereador Diego Costa (PSB), de São Roque, esteve na Alesp ontem (22) para pedir, ao deputado Vitão do Cachorrão (Republicanos), a ajuda para a implantação de um Ambulatório Médico de Especialidades (AME) no Município, demanda antiga dos sanroquenses.
Vitão ressaltou a importância do pedido e já marcou uma reunião para o começo do mês de abril com o secretário de Saúde, Eleuses Paiva, para tratar do assunto.
Poço subterrâneo
A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, realizou a reforma do poço subterrâneo 10 (P10), um dos 17 que operam como parte do sistema de abastecimento de água do Município. O equipamento passou por manutenção corretiva depois que a equipe de operação constatou redução de pressão e vazão da fonte de recurso hídrico. A partir das melhorias, o poço, localizado no Jardim Cruzeiro, voltou a contribuir de forma plena com o sistema, com uma vazão de 200 metros cúbicos por dia, ou seja, 200 mil litros de água.
Recursos hídricos
O Governo paulista e a Agência Nacional de Águas (ANA) firmaram um protocolo de intenções para avançar na gestão dos recursos hídricos. O termo permite o compartilhamento de informações no que tange à regulação do uso por meio de procedimentos integrados de outorga, em conformidade com os Planos de Recursos Hídricos de Bacias Hidrográficas, o Plano Estadual de Recursos Hídricos e o Plano Nacional de Recursos Hídricos 2022-2040. A iniciativa do Governo faz parte do compromisso da atual gestão para a implementação integral dos 17 objetivos da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável.