Buscar no Cruzeiro

Buscar

Educação

Rossieli inaugura Centro de Inovação da Educação Básica Paulista

A nova unidade vai funcionar no bairro Barcelona na escola estadual Francisco Euphrasio Monteiro

13 de Outubro de 2021 às 16:42
Ana Claudia Martins [email protected]
Secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, inaugura centro de inovação em escola estadual em Sorocaba nesta quinta (14).
Secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, inaugura centro de inovação em escola estadual em Sorocaba nesta quinta (14). (Crédito: Divulgação)

O secretário Estadual de Educação, Rossieli Soares, inaugura, nesta quinta-feira (14), às 14h, uma nova unidade do Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP), na cidade de Sorocaba.

Segundo a Secretaria da Educação do Estado, o novo CIEBP será o primeiro a atender a rede estadual do interior de São Paulo, e está localizado na Escola Estadual Francisco Euphrasio Monteiro, que fica na Rua Guatemala, na Vila Barcelona.

Conforme a pasta estadual, o CIEBP nasceu com a missão de promover e impulsionar a inovação no ambiente educacional. “É um espaço que permite a criação, o desenvolvimento, a avaliação e a disponibilização de práticas e tecnologias para atenderem aos desafios da Educação Pública contemporânea”, destaca.

O CIEBP é constituído por sete espaços preparados para receber gestores, professores, estudantes e todos aqueles da comunidade escolar que estiverem dispostos a criar e a inovar. Os espaços são chamados de: Hub de inovação, computação na prática, programação descomplicada, estúdio, cultura digital, prototipagem e criatividade, prototipagem e fabricação digital.

De acordo com o governo estadual, o CIEBP proporciona aos alunos atividades mão na massa e ressignificação de espaço ocioso em escolas.

No ano passado, a pasta estadual inaugurou o 1º Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP), no prédio da Escola Estadual Professora Zuleika de Barros Martins Ferreira, no bairro da Pompéia, na capital paulista. Embora esteja situado na Zona Oeste, o espaço atende toda a rede estadual de São Paulo.

“O CIEBP é uma importante ferramenta de inovação para professores e estudantes da rede estadual de ensino de São Paulo, por permitir que no espaço de aula e/ou contraturno, eles possam potencializar os seus projetos e experimentar novas modalidades e ferramentas de inovação em um formato inédito, por termos salas multifuncionais e um hub de inovação propondo soluções à Educação”, comentou Débora Garofalo, coordenadora do CIEBP, considerada no ano passado uma das dez melhores professoras do mundo, pelo Global Teacher Prize. (Da Redação)