Cultura
Raízes do Nordeste recebe prêmio 'Guardião Nordestino 2023'
Programa nordestino, apresentado por Mary Dantas Agostinelli, é transmitido pela rádio Cruzeiro FM 92,3 todos os domingos
Um dos programas transmitidos pela rádio Cruzeiro FM 92,3 ganhará, nesta quarta-feira (2), o prêmio “Guardião Nordestino 2023” da Associação Paulista dos Nordestinos (Apane), em São Paulo. Trata-se do Raízes do Nordeste, um programa de entretenimento que comenta sobre a formação histórico-cultural dos nove Estados nordestinos, buscando valorizar os costumes e tradições do povo da região.
O programa foi reconhecido, neste ano, pelos ouvintes paulistanos como responsável por resgatar e preservar a cultura do nordeste no Estado. A cerimônia acontecerá na Câmara Municipal de São Paulo em homenagem ao dia 2 de agosto, definido pela lei 8.441/1993 como o dia estadual do nordestino. Quem recebe a honraria é a paraibana radicada em Sorocaba Mary Dantas, apresentadora do programa.
“A importância histórica e a formação do povo brasileiro fazem um bom conteúdo de informação para o resto do País. No Nordeste, além de a influência dos portugueses, temos dos franceses, holandeses e árabes. Todos eles deixaram grandes marcas por onde estiveram, tanto que as próprias vestes dos vaqueiros e Lampião têm muito dessas influências. O prêmio veio pelo motivo maior que é a preservação das raízes culturais da formação do povo que o nordestino trás na flor da pele, junto ao amor pela terra natal”, expôs Mary.
Para ela, é muito gratificante saber que pela internet os ouvintes na grande São Paulo escutam e admiram o programa, bem como, agora, reconhecem seu valor oficialmente por meio da premiação. O Raízes do Nordeste é transmitido todo domingo, às 22h, pela rádio Cruzeiro FM 92,3, também pelo site cruzeirofm.com.br. (Da Redação)