Buscar no Cruzeiro

Buscar

Próteses dentárias: saiba como prolongar a saúde bucal

22 de Fevereiro de 2019 às 08:45

Crédito: Deposit Photos/Divulgação

A utilização de prótese total odontológica, popularmente conhecidas como “dentaduras”, foi por muitos anos um tabu. Sem informações adequadas e com o receio de não poderem levar uma vida normal, muitos pacientes demonstravam certa resistência para a sua adesão. Para a maioria dos especialistas, no entanto, esta é uma visão que ficou no passado.

Além de recuperar a função da mastigação, as próteses restauram a autoestima dos pacientes melhorando a saúde como um todo. Em parceria com a Clínica NEO Dinâmica, o Cruzeiro do Sul separou algumas informações que garantirão mais qualidade para a sua saúde bucal. Confira:

Higienização das próteses dentárias

Para evitar o acúmulo de placa bacteriana e outras enfermidades, as próteses dentárias precisam ser higienizadas diariamente e três vezes ao dia. O cirurgião dentista Emerson Roseiro explica que há diferentes tipos de próteses e que cada uma delas exige cuidados específicos.

No caso de próteses fixas (coroas sobre implantes ou sobre a raiz do dente) devem ser tomados os mesmos procedimentos que temos com os dentes normais, com o uso de escova de dentes com cerdas macias e o uso do fio dental, além do enxague bucal.

O dentista ressalta que as próteses móveis exigem cuidados diferentes.  Além dos procedimentos listados acima, é importante que o paciente escove a prótese e as lavem com água morna para remover partículas de comida e evitar o mau cheiro.

Aquela imagem de uma dentadura dentro de um copo com água na cabeceira da cama também deve sair do imaginário das pessoas. Este é o ambiente favorável para a proliferação de fungos e bactérias. O ideal é que antes de dormir, se faça uma limpeza com pastilhas efervescentes, seque e, em seguida, as guarde em um recipiente fechado. De preferência, em uma caixa de acrílico ou pote de vidro, isso para os pacientes que não conseguem dormir com a prótese dentária móvel.

Importância da prevenção da saúde bucal

As visitas ao dentista são fundamentais para garantir uma efetiva saúde bucal. Para aqueles que possuem implantes, o acompanhamento de um profissional é ainda mais necessário, tendo em vista que somente por meio de exames clínicos e radiográficos é possível avaliar as condições da parte interior dos dentes.

O cirurgião adverte que este acompanhamento tem caráter preventivo, pois, o descuidado com a saúde bucal dos implantes podem resultar em peri-implantite, uma inflamação causada no tecido gengival e ósseo que envolve o implante e causa sangramento e perda óssea. Em casos mais sérios, pode resultar na rejeição do implante e consequentemente a perda da prótese, o recomendado é que as visitas não ultrapassem o prazo de seis meses.

Sobre a NEO Dinâmica

Cirurgião dentista especialista em implantes, Dr. Emerson Roseiro CRO 64.698, está à frente da clínica NEO Dinâmica desde janeiro de 2010. A NEO Dinâmica possui laboratório próprio, com equipamentos de ponta que são fundamentais para diagnósticos precisos, mas é o laço entre o profissional dentista e os paciente ques realmente trazem resultados ainda melhores.

Entre em contato e agende uma consulta:

Whats App: (15) 99677-0068 / Telefone: (15) 3231-2525

Site: https://www.clinicaneodinamica.com.br/

Endereço: R. Sergipe, 51 - Centro, Sorocaba - SP, 18035-560

[gallery link="file" columns="1" size="large" ids="77705,77719,77718,77717,77716,77715,77714,77703,77704,77706"]

 

Galeria

Confira a galeria de fotos