Buscar no Cruzeiro

Buscar

Câncer bucal ou de boca? Conheça as causas e tratamentos

26 de Dezembro de 2019 às 16:54

Como o câncer atinge geralmente os lábios e a parte interna da boca. É importante que ao identificar alguma lesão na gengiva, língua, céu da boca ou bochechas e em caso de não cicatrização de no máximo 15 dias, é imprescindível procurar um médico para que ele realize um exame mais aprofundado e dê um diagnóstico.

dentista Uma consulta ao dentista pode detectar problemas futuros. Crédito: EnvatoElements

Vale ressaltar que o cancro bucal atinge principalmente homens acima dos 40 anos. Segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), ocorrem em média 15 mil casos da doença por ano no Brasil.

E quais são as causas?

Por mais que não exista uma causa específica para o câncer, existem alguns costumes rotineiros que podem contribuir para a doença.

Um dos maiores vilões é o tabaco, seja por meio do cachimbo, charutos ou cigarros. Além disso, os mesmos indivíduos estão sujeitos ao câncer de pulmão. No último balanço do Ministério da Saúde, 9,3% dos brasileiros tem o hábito de fumar.

Lembrando que nos últimos 12 anos, a quantidade de pessoas fumantes caiu para 40% no país.

Outra causa, é o consumo excessivo de bebidas alcoólicas também contribuí para o câncer bucal se manifestar.

Ou seja, para pessoas que fazem o uso de tabaco e álcool, o sinal de alerta precisa ser ligado o mais rápido possível.

Como mencionado anteriormente, a idade pode aumentar o risco. Uma dieta pobre de frutas, legumes e verduras também são inimigos.

Como posso tratar?

Claro que um câncer não é simples de ser curado, mas especificamente o bucal pode ser tratado de forma simples quando diagnosticado precocemente.

Os exames feitos pelo dentista ou por um médico não doem nada e facilitam a vida do paciente. Somente em caso de suspeita, o profissional da saúde solicitará uma biópsia na região.

O tratamento de câncer de boca contempla radioterapia e alguns procedimentos cirúrgicos para remoção do tumor. A quimioterapia pode ser uma opção, mas são em apenas alguns casos. Em estágios mais avançados os efeitos colaterais do tratamento, são complexos perdendo o paladar e salivação.

Esse conteúdo é um oferecimento Clínica NEO Dinâmica, para mais conteúdo como esse e principalmente para a área odontológica acesse: clinicaneodinamica.com.br/blog

Em casos de dúvidas entre em contato:

?? Telefone: (15) 3231-2525

? WhatsApp: (15) 99677-0068 ou http://bit.ly/NeoDinamica