Buscar no Cruzeiro

Buscar

Projeto disponibiliza apostilas gratuitas para preparação para o Enem

23 de Abril de 2020 às 16:04

Estudantes que desejam se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, podem contar com mais uma ferramenta gratuita para se dedicar ainda mais aos estudos no período do isolamento social. O estudante universitário Pedro Gomes, criou o projeto socioeducacional Galo da Redação, que disponibiliza uma apostila com uma linguagem dinâmica, que facilita o aprendizado. O conteúdo conta com a utilização de filmes, série e músicas.

Além disso, como os vestibulandos estão sendo desafiados a estudar sozinhos em casa nesse período de quarentena, um novo projeto foi lançado pelo #GaloNaQuarentena, que pode ser acompanhado nas redes sociais @galodaredacao. A ideia é dar um suporte aos estudantes com conteúdos gratuitos, transmissões ao vivo e encontros virtuais para discutir possíveis temas da redação do exame.

Participantes interessados em adquirir a apostila, deve preencher os dados em um formulário. Após finalizado o processo, um link de acesso é liberado para fazer o download do material.

O que é e para que serve o Enem

O Enem avalia estudantes em quatro áreas do conhecimento e também no desenvolvimento de uma redação. A prova é aplicada anualmente pelo Inep, autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e tem como principal objetivo viabilizar o acesso de quem consegue um bom desempenho na avaliação a ingressar no ensino superior público ou privado em instituições de ensino brasileiras e também no exterior, como em Portugal.

Aqui no Brasil, as principais formas para começar uma graduação com o Enem é utilizando os programas do governo federal como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que concede de bolsas de estudos a financiamentos para as faculdades privadas e também a seleção em universidades públicas.

Sobre o Enem 2020

Em 2020 o Enem será aplicado pela primeira vez em dois formatos: digital e impresso. Neste primeiro momento, a versão digital acontece de forma gradativa, sendo aplicada apenas para 100 mil participantes voluntários. Sendo assim, no momento da inscrição, vai ser possível optar por uma das modalidades, menos os treineiros que só podem fazer, por enquanto, o Enem impresso.

Aplicação do Enem impresso: 1º e 8 de novembro

Aplicação do Enem Digital: 22 e 29 de novembro

*com informações do G1.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil