Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pesquisa aponta os 10 cursos mais buscados em universidades públicas brasileiras

22 de Junho de 2020 às 14:14

Ao todo, no Brasil, há 299 Instituições de Ensino Superior (IES) mantidas pelo Governo Federal ou pelos estados. No geral, as instituições públicas são renomadas e reconhecidas pela qualidade de ensino e serviços que oferecem à comunidade. Por não exigirem pagamento de mensalidades, muitas delas possuem alta concorrência na procura pelos cursos de graduação e pós-graduação.

Mas quais são os cursos mais requisitados pelos estudantes? Partindo desse questionamento, o Instituto Semesp realizou um levantamento que aponta os cursos mais procurados nas universidades públicas do país. A pesquisa avaliou as graduações mais escolhidas nas modalidades presencial e a distância, levando em consideração o número de matrículas em cada curso.

Veja, abaixo, os cursos mais populares das universidades públicas.

 CURSO  MATRÍCULAS
 Pedagogia  93.643
 Direito  86.004
 Administração-  75.954
 Medicina  58.637
 Engenharia Civil  52.107
 Agronomia  51.142
 Biologia (Licenciatura)  47.876
 Sistemas de Informação  46.553
 Matemática (Licenciatura)  45.838
 Contabilidade  44.043

 

Na modalidade a distância (EAD), também foram listados os cursos mais procurados e é possível perceber algumas mudanças:

Pedagogia: 37.475 matrículas

Matemática (Licenciatura): 16.570 matrículas

Administração Pública: 13.286 matrículas

Engenharia de Produção: 11.582 matrículas

Letras (Licenciatura): 10.014 matrículas

Como ingressar nas universidades públicas

Estudantes interessados em ingressar nas universidades públicas contam com algumas possibilidades de processo. É comum que a instituição realize um vestibular próprio ou seleção através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

É importante verificar com a instituição quais são os processos que ela utiliza e se preparar para ele. A concorrência costuma ser alta, principalmente nos cursos mais procurados, por isso é fundamental estudar ao longo do ano e estar por dentro do edital e dos assuntos que costumam cair na prova.

Para isso, uma dica é realizar um cursinho que proporcione a estrutura necessária para ter uma boa preparação. Dessa forma, fica mais fácil se programar para fazer uma boa prova e realizar o sonho de ingressar no ensino superior.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil