Educa Mais

Pesquisa aponta os 10 cursos mais buscados em universidades públicas brasileiras

Levantamento foi realizado com base no número de matrícula em cada graduação

Ao todo, no Brasil, há 299 Instituições de Ensino Superior (IES) mantidas pelo Governo Federal ou pelos estados. No geral, as instituições públicas são renomadas e reconhecidas pela qualidade de ensino e serviços que oferecem à comunidade. Por não exigirem pagamento de mensalidades, muitas delas possuem alta concorrência na procura pelos cursos de graduação e pós-graduação.

Mas quais são os cursos mais requisitados pelos estudantes? Partindo desse questionamento, o Instituto Semesp realizou um levantamento que aponta os cursos mais procurados nas universidades públicas do país. A pesquisa avaliou as graduações mais escolhidas nas modalidades presencial e a distância, levando em consideração o número de matrículas em cada curso.

Veja, abaixo, os cursos mais populares das universidades públicas.

 CURSO MATRÍCULAS
 Pedagogia 93.643
 Direito 86.004
 Administração 75.954
 Medicina 58.637
 Engenharia Civil 52.107
 Agronomia 51.142
 Biologia (Licenciatura) 47.876
 Sistemas de Informação 46.553
 Matemática (Licenciatura) 45.838
 Contabilidade 44.043
Leia mais  Conheça Ana Carla Carlos, estudante aprovada em seis universidades no exterior

 

Na modalidade a distância (EAD), também foram listados os cursos mais procurados e é possível perceber algumas mudanças:

Pedagogia: 37.475 matrículas

Matemática (Licenciatura): 16.570 matrículas

Administração Pública: 13.286 matrículas

Engenharia de Produção: 11.582 matrículas

Letras (Licenciatura): 10.014 matrículas

Como ingressar nas universidades públicas

Estudantes interessados em ingressar nas universidades públicas contam com algumas possibilidades de processo. É comum que a instituição realize um vestibular próprio ou seleção através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

É importante verificar com a instituição quais são os processos que ela utiliza e se preparar para ele. A concorrência costuma ser alta, principalmente nos cursos mais procurados, por isso é fundamental estudar ao longo do ano e estar por dentro do edital e dos assuntos que costumam cair na prova.

Leia mais  Sem computador: dicas de substituir o aparelho para estudar em casa

Para isso, uma dica é realizar um cursinho que proporcione a estrutura necessária para ter uma boa preparação. Dessa forma, fica mais fácil se programar para fazer uma boa prova e realizar o sonho de ingressar no ensino superior.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Comentários