Buscar no Cruzeiro

Buscar

Matemática será principal matéria cobrada na edição do Pisa 2021

11 de Março de 2020 às 14:50

O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) edição de 2021 terá a Matemática como principal disciplina. A avaliação irá analisar as competências, a capacidade de formular, aplicar e interpretar problemas matemáticos. Somente em 2012 a Matemática foi domínio principal da avaliação. A prova da próxima edição será com a nova Matriz de Referência de Matemática do Pisa.

A cada aplicação do exame, uma das áreas de conhecimento é mais exigida dos estudantes, variando entre Ciências, Leitura e Matemática. Assim, os participantes respondem a um maior número de questões de tal área de conhecimento com o objetivo de coletar informações sobre a aprendizagem.

O Pisa é um programa que pertencente a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela avaliação no País.  O exame é feito a cada três anos, em mais de 80 países que compõem a OCDE. O Brasil participa desde a primeira edição do exame, no ano de 2000.

Quais os critérios para participar do Pisa 2021?

A prova avalia estudantes com uma média de 15 anos de idade, matriculados a partir do 7º ano do Ensino Fundamental. No Brasil, corresponde a um grupo que cursa o 1º ano do Ensino Médio. De maneira geral, esse é o período de conclusão da Educação Básica em seus países de origem.

Bolsas de estudo para a Educação Básica

Uma das principais formas de se destacar nos estudos é investindo em conhecimento. Por isso, muitos pais recorrem ao Educa Mais Brasil, maior programa de inclusão educacional do país, que oferta bolsas de estudo de até 70% de descontos em escolas particulares. Confira aqui as opções disponíveis em sua cidade. Tem descontos também para a graduação, idiomas e cursos preparatórios, por exemplo.

*Com informações do Ministério da Educação

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil