Buscar no Cruzeiro

Buscar

Graças à venda de doces da mãe, filho conclui curso técnico e presta homenagem na formatura

10 de Maio de 2019 às 10:23

A cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, foi cenário de uma noite de formatura com agradecimentos acima do comum. Na colação de grau da turma do curso técnico em Eletrotécnica, o graduando Dae Sung Robson Simione da Costa, de 20 anos, vestiu a beca e subiu no palco com uma bandeja de doces na mão. O gesto tinha um sentimento como motivo: a gratidão. Foi graças à venda de doces da mãe, Sandra Simione, 57 anos, que ele conseguiu se formar.

“Queria representar o trabalho e todo esforço que ela sempre teve para minha educação”, destaca o estudante em relação às atividades de vendedora ambulante da mãe, assumida desde que foi desligada do emprego formal. “O trabalho dela nunca foi motivo de vergonha para mim. Todo trabalho é digno mas eu sei o quanto é difícil sair para vender. Desde o começo, minha mãe sempre esteve comigo, me apoiando... Se eu consegui chegar onde cheguei, foi por causa do esforço dela” reconhece.

A produção e venda dos doces foi a forma encontrada para criar os dois filhos e, hoje, representa o único rendimento da família. Enquanto ambos estudam, Sandra e o marido percorrem as ruas da Praça de Convivência, localizada no corredor cultural de Mossoró, oferecendo de mesa em mesa as iguarias. “Sempre pedimos licença e perguntamos se as pessoas estão interessadas em comprar. É desta forma que mantemos a nossa casa e garantimos a educação para nossos filhos”, destaca a mãe.

Ao lembrar da noite de formatura, Sandra destaca que foi surpreendida pela atitude de Dae, Soube apenas poucos minutos antes de entrar com o filho no momento da colação. Ele tinha lágrimas nos olhos, na descrição de Sandra, movido por emoção, orgulho e admiração que nutre pela mãe.

A educação dada aos filhos foi muito importante para que ambos construíssem objetivos e, também, para que aprendessem a amar e respeitar os pais, além de dar valor às pessoas. Nesta trajetória, Dae Sung aprendeu a mais importante das lições: “Cada vez mais, dou valor às pequenas coisas, aos estudos e à família. Tudo que faço é pensando em proporcionar um futuro melhor para meu pai e minha mãe. Com certeza, investindo na educação vou conseguir mudar a história da minha família para melhor”, conta.

https://www.youtube.com/watch?v=1mhjrNh7QsU&feature=youtu.be