Distorção entre idade-série no Brasil teve baixa, mas número ainda está acima do normal
Um estudo apontou que no ano passado mais alunos do ensino básico da rede pública estavam matriculados na série correspondente à idade, em relação a anos anteriores. Esse acompanhamento da educação básica de 2019 também mostrou o perfil e porcentagem da distorção entre a idade e série dos estudantes matriculados nos ensinos fundamental e médio das escolas brasileiras.
Mas apesar da redução no número de estudantes matriculados fora da série adequada à sua idade, o Censo Escolar apontou que os resultados ainda são altos. A taxa de distorção para o ensino fundamental em 2019 é de 16,2% e de 26,2% para o ensino médio.
As maiores taxas de distorção foram encontradas para os 6º, 7º e 8º anos, com 27,6%, 27,9% e 26,1%, respectivamente. Já no ensino médio a maior distorção encontra-se na 1ª série da rede pública, com 38,1% e 27,6%, respectivamente.
As taxas são calculadas pela equipe da Diretoria de Estatísticas Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com isso, o indicador distorção idade-série permite acompanhar o percentual de alunos, em cada série, que têm idade acima da esperada para o ano em que estão matriculados.
O Censo Escolar da Educação Básica tem como data de referência a última quarta-feira do mês de maio no ano da pesquisa. Este é o principal método para coletar informações referentes às diferentes etapas e modalidades da educação básica: regular, especial, profissional e educação de jovens e adultos (EJA).
Fonte: Agência Educa Mais Brasil
Galeria
Confira a galeria de fotos