Buscar no Cruzeiro

Buscar

Curso gratuito capacita professores para alfabetizar alunos com deficiência

06 de Fevereiro de 2020 às 13:37

Uma iniciativa da parceria do Ministério da Educação (MEC) com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com vagas abertas para capacitar 1200 professores da rede pública de ensino na alfabetização de estudantes portadores de deficiências. As aulas são gratuitas e estão disponíveis para todos os estados, municípios e o Distrito Federal.

O programa visa aperfeiçoar professores da educação básica e propiciar um melhor rendimento na sala de aula, contribuindo, também, para valorizar a carreira do educador. O projeto tem carga horária de 180 horas distribuídas entre os meses de maio e outubro.

As inscrições devem ser feitas até o dia 20 de março, na página do curso. Todos os inscritos irão passar por um processo de avaliação documental que comprove a atividade de ensino.

De acordo com a UFSCar, o curso será fundamentado em mecanismos de facilitadores da aprendizagem de pessoas deficientes, respeitando as individualidades e as necessidades para cada público específico. Nas aulas, os instrutores irão abordar os aspectos de linguagem e a construção da leitura e da escrita.

Além disso, o uso de recursos pedagógicos e de estratégias de ensino mais adequadas para cada estudante serão discutidos e dialogados com os professores em formação.

O resultado final do processo seletivo de todos os candidatos aptos será publicado no site do curso, no dia 30 de março. Através do edital, também disponível na internet, é possível acessar mais detalhes do projeto.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil