CECAP

A importância dos cursos livres para a formação profissional

Os cursos livres são a maior novidade dentro do país, mesmo depois de quase 25 anos com sua lei promulgada. Se você quer estudar ou aprender algo novo mas não quer fazer um curso de cinco anos, como uma graduação, mas ainda assim quer agregar seu currículo, os cursos livres são para você.

Neste artigo nós falaremos sobre a importância dos cursos livres, como eles contribuem para sua vida profissional e como podem eles potencializar as oportunidades na carreira de quem os faz. Continue lendo.

cursos livres

O que são cursos livres?

A legislação brasileira define esse tipo de aprendizado como cursos profissionalizantes. Eles podem ser vistos como aqueles que não exigem escolaridade como fazem os cursos de ensino superior. São totalmente abertos e basta que o aluno deseje se registrar e matricular para participar. Eles podem ser à distância, um modelo que está crescendo bastante, mas muitos dos cursos livres são presenciais.

As habilidades desenvolvidas em cursos livres são voltadas para competências e capacidades bem específicase em grande parte complementares. Um bom exemplo seria o curso de segurança do trabalho e do atendimento pré-hospitalar.

Leia mais  Cecap promove workshop sobre como tornar reuniões eficientes

O MEC não reconhece os cursos livres mas isso não é um problema. O mercado de trabalho está cada vez mais procurando esse tipo de especialização nos currículos.

A possibilidade que os cursos livres oferecem para o aluno montar o próprio currículo é uma boa alternativa para quem busca terminar um curso rápido e ainda assim desenvolver capacidades.

As principais características

A modalidade dos cursos livres é muito parecida com um curso técnico. Nos cursos técnicos, os alunos aprendem muito mais rápido e na prática, o que é diferente nas universidades e nas graduações. Em uma média um curso livre pode ter cerca de 20 horas, enquanto uma graduação inteira tem quase seis mil horas.

A habilitação profissional vem por conta do diploma de cursos técnicos ou de graduação, porém as empresas abrem os olhos quando veem algum tipo de curso livre relacionado a uma vaga que está sendo disputada.

Mas você já sabe se o curso livre é para você? Continue lendo!

Curso livre é para mim?

Se você busca uma certificação rápida, um bom desenvolvimento de competências por um preço bem acessível, então o curso livre é para você.

Leia mais  Cecap oferece cursos de rede social e Excel

A vantagem do curso livre é garantir a especialização rápida por um preço muito competitivo. Aqueles que tentam iniciar no mercado de trabalho podem investir nesses cursos e garantir seus primeiros empregos por meio deles.

Motivos para fazer um curso livre

De maneira geral, os cursos livres potencializam as chances de prosperidade na carreira. Qualquer pessoa que queira ser impulsionada profissionalmente deve experimentar os cursos livres.

E os números não mentem. No ano de 2010 e no ano de 2011, a busca por esses cursos aumentou drasticamente. Os números apontam para 33% no ano de 2010, e um crescimento até o número de 77% de pessoas matriculadas nos cursos livres.

Dentro desses cursos, esse número continua subindo segundo a revista Veja: de 2010 até 2015, o número de matrículas aumentou de 700 mil para quase quatro milhões. Além disso, estima-se que a tendência é aumentar ainda mais o número de matriculados. Nesse sentido, o mercado vem aceitando ainda mais essa modalidade de curso.

Leia mais  Cecap oferece cursos de rede social e Excel

O motivo principal dessa aceitação dos cursos livres por parte das empresas é o know-how. Ele nada mais é do que o saber como fazer. Dentro do mercado de trabalho, aqueles que têm o know-how saem ganhando. Como validade do saber como fazer, o curso livre é uma das melhores alternativas. Além de tudo isso, algumas vagas pedem cursos livres e competências específicas.

Conclusão

Em resumo, quem busca uma formação profissional complementar, deve buscar os cursos livres. De modo geral, esses cursos são rápidos para fazer e saltam nos olhos de quem busca um futuro profissional na área privada.

Essa modalidade de curso costuma envolver menos custos e abre novas oportunidades para trabalhar em determinadas áreas. É comum achar empresas que oferecem esses cursos. Isso ocorre porque a demanda é muito alta. Os profissionais dessas áreas sempre estão buscando desenvolver novas competências.

Se interessou pelos cursos livres? Aproveite para se cadastrar no nosso site, assim você receberá todas as novidades no seu e-mail! Clique aqui.

Matéria publicada originalmente no site do CECAP.

Comentários

CLASSICRUZEIRO