Buscar no Cruzeiro

Buscar

Como se preparar para o primeiro dia de aula do seu filho?

04 de Dezembro de 2019 às 14:12

Um misto de apreensa?o e ansiedade permeia o primeiro dia de aula do seu filho, mas, ir para a escola e? um momento que todos no?s temos que passar, inclusive, voce? se lembra do seu primeiro dia na escola? Enta?o, o primeiro passo e? entender que para o seu filho essa e? uma novidade, portanto e? normal ele estranhar, afinal tudo o que ele fazia antes era na sua presenc?a e com voce?. Por isso, pacie?ncia, e? so? uma fase.

primeiro dia de aula Anglo O primeiro dia de aula no Anglo Sorocaba.

Lembre-se tambe?m, que voce? e? o grande hero?i do seu filho, enta?o por mais difi?cil que seja esse momento, na?o demonstre fraqueza. Seja seguro de que essa e? uma decisa?o correta e na?o se culpe, pois voce? pesquisou e se orientou para dar este passo.

Separamos cinco dicas que va?o ajuda?-lo a tornar esse momento um pouco mais fa?cil. Confira:

Prepare o psicolo?gico

Toda mudanc?a, por mais necessa?ria que seja, e? difi?cil de ser encarada em um primeiro momento, por isso converse bastante com a crianc?a sobre a nova escola. Explique sobre os novos amigos, o que ela vai fazer na escola, por quanto tempo ela vai ficar e como essa rotina pode ser legal. Na?o e? preciso mentir, apenas fac?a com que ela goste da ideia de ir a? escola, de maneira que voce? tenha a certeza de que escolheu o melhor lugar para ela estudar.

Fac?a-o se sentir seguro

Lembra que falamos no comec?o, sobre a importa?ncia de voce? estar seguro para passar seguranc?a ao seu filho? Pois e?, ele vai precisar disso. Explique que e? normal sentir medo e que voce? compreende todas as angu?stias que ele esta? sentindo, pore?m o tranquilize dizendo que voce? estara? com ele no momento da entrada e da sai?da, e que ele pode contar com voce?, caso ele na?o fique legal. Ale?m disso, aproveite o momento para compartilhar com ele como voce? encarava a escola, conte suas experie?ncias. As crianc?as adoram ouvir histo?rias de seus pais e, com certeza, ela na?o se sentira? sozinha.

Se for possi?vel, leve seu filho para visitar a escola antes do primeiro dia de aula, e? importante que ele conhec?a o espac?o para na?o estranhar.

Na?o fac?a trocas

A crianc?a precisa entender que ir para escola e? legal e que e? importante para ela mesma, enta?o na?o oferec?a pre?mios em forma de recompensa para o bom

comportamento. Sempre converse sobre o dia dela, a elogie e celebre as boas atitudes, mas evite as trocas.

Na?o se atrase

No primeiro dia de aula, principalmente, e? importante que voce? acompanhe seu filho e esteja com ele por mais tempo. Por isso, chegue mais cedo, se possi?vel, mostre para ele outras crianc?as, apresente as professoras e a sala em que ele vai ficar. Assim, voce?s podem passar um tempo a mais juntos e tornar a ‘separac?a?o’ menos difi?cil para ele.

Momento da Despedida

Enfim, chegou a hora! Como lidar? Nada de sair escondido, pois o maior medo da crianc?a ao ingressar na escola e? se sentir abandonada e achar que vai ficar naquele lugar para sempre. Portanto, se despec?a! Abrace e beije, fale que voltara? para busca?-lo no hora?rio combinado. Ah, nada de chorar na frente dele. Sabemos o quanto e? complicado para voce? tambe?m, mas lembre-se que, em poucas horas ele estara? cheio de novidades para lhe contar sobre o primeiro dia de aula e, ale?m do mais, em breve, ele estara? todo independente com suas novas responsabilidades.

E, agora, ficou mais tranquilo para encarar o primeiro dia de aula? Temos certeza que aqui no Anglo Sorocaba o seu filho vai adorar vivenciar novas experie?ncias. Conhec?a nossa escola!

Siga nas redes sociais e saiba tudo o que rola por aqui.