Anglo

Como se preparar para o primeiro dia de aula do seu filho?

Lidar com a ‘separação’ e a mudança na rotina não é tão simples como parece

Um misto de apreensão e ansiedade permeia o primeiro dia de aula do seu filho, mas, ir para a escola é um momento que todos nós temos que passar, inclusive, você se lembra do seu primeiro dia na escola? Então, o primeiro passo é entender que para o seu filho essa é uma novidade, portanto é normal ele estranhar, afinal tudo o que ele fazia antes era na sua presença e com você. Por isso, paciência, é só uma fase.

primeiro dia de aula Anglo
O primeiro dia de aula no Anglo Sorocaba.

Lembre-se também, que você é o grande herói do seu filho, então por mais difícil que seja esse momento, não demonstre fraqueza. Seja seguro de que essa é uma decisão correta e não se culpe, pois você pesquisou e se orientou para dar este passo.

Separamos cinco dicas que vão ajudá-lo a tornar esse momento um pouco mais fácil. Confira:

Prepare o psicológico

Toda mudança, por mais necessária que seja, é difícil de ser encarada em um primeiro momento, por isso converse bastante com a criança sobre a nova escola. Explique sobre os novos amigos, o que ela vai fazer na escola, por quanto tempo ela vai ficar e como essa rotina pode ser legal. Não é preciso mentir, apenas faça com que ela goste da ideia de ir à escola, de maneira que você tenha a certeza de que escolheu o melhor lugar para ela estudar.

Faça-o se sentir seguro

Lembra que falamos no começo, sobre a importância de você estar seguro para passar segurança ao seu filho? Pois é, ele vai precisar disso. Explique que é normal sentir medo e que você compreende todas as angústias que ele está sentindo, porém o tranquilize dizendo que você estará com ele no momento da entrada e da saída, e que ele pode contar com você, caso ele não fique legal. Além disso, aproveite o momento para compartilhar com ele como você encarava a escola, conte suas experiências. As crianças adoram ouvir histórias de seus pais e, com certeza, ela não se sentirá sozinha.

Leia mais  Rede municipal define atividades não presenciais na educação em Sorocaba

Se for possível, leve seu filho para visitar a escola antes do primeiro dia de aula, é importante que ele conheça o espaço para não estranhar.

Não faça trocas

A criança precisa entender que ir para escola é legal e que é importante para ela mesma, então não ofereça prêmios em forma de recompensa para o bom

comportamento. Sempre converse sobre o dia dela, a elogie e celebre as boas atitudes, mas evite as trocas.

Não se atrase

No primeiro dia de aula, principalmente, é importante que você acompanhe seu filho e esteja com ele por mais tempo. Por isso, chegue mais cedo, se possível, mostre para ele outras crianças, apresente as professoras e a sala em que ele vai ficar. Assim, vocês podem passar um tempo a mais juntos e tornar a ‘separação’ menos difícil para ele.

Leia mais  Preso que estudou sozinho e passou no Enem tem pena reduzida pela Justiça

Momento da Despedida

Enfim, chegou a hora! Como lidar? Nada de sair escondido, pois o maior medo da criança ao ingressar na escola é se sentir abandonada e achar que vai ficar naquele lugar para sempre. Portanto, se despeça! Abrace e beije, fale que voltará para buscá-lo no horário combinado. Ah, nada de chorar na frente dele. Sabemos o quanto é complicado para você também, mas lembre-se que, em poucas horas ele estará cheio de novidades para lhe contar sobre o primeiro dia de aula e, além do mais, em breve, ele estará todo independente com suas novas responsabilidades.

E, agora, ficou mais tranquilo para encarar o primeiro dia de aula? Temos certeza que aqui no Anglo Sorocaba o seu filho vai adorar vivenciar novas experiências. Conheça nossa escola!
Siga nas redes sociais e saiba tudo o que rola por aqui.

Leia mais  Educação inicia atividades remotas para mais de 59 mil estudantes
Comentários