Buscar no Cruzeiro

Buscar

'Trilhando memórias'

07 de Agosto de 2018 às 11:50

A exposição traz registros em áudio, vídeo e fotografia da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) . Crédito da foto: Rafael Benitez / Divulgação

A exposição "Trilhando memórias" traz recordações de passageiros, trabalhadores e entusiastas da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) e fica aberta até o dia 30 de setembro. A vernissage aconteceu na última terça-feira, dia 31, no Museu da Estrada de Ferro Sorocabana. A mostra traz as lembranças relatadas por dez voluntários, entre ex-funcionários da extinta EFS e passageiros dos antigos trens que circulavam nas linhas férreas da região. O projeto mescla registros em áudio e vídeo, reproduções de fotografias dos entrevistados e peças do acervo permanente do museu.

A exposição é o resultado final do projeto "Trilhando memórias - Histórias, espaços e a expansão da Estrada de Ferro Sorocabana", realizado pela historiadora Larissa Rizzatti Gomes. O projeto foi viabilizado pelo edital de Difusão de Acervos Museológicos do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Estado da Cultura. A mostra foi realizada em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) e faz parte da comemoração de 20 anos do Museu da Estrada de Ferro Sorocabana, completados em 29 de novembro do ano passado.

O projeto segue em cartaz na rua Álvaro Soares, 533, no Jardim Maylasky, em frente à Estação Ferroviária, e pode ser visto gratuitamente, de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30. Após o dia 30 de setembro, como contrapartida do edital, a exposição deverá ganhar itinerância em outros museus de memória ferroviária do estado de São Paulo.

Galeria

Confira a galeria de fotos