Presença

#TBT: Shopping Regional

#TBT: Shopping Regional
Fachada em 1991. Crédito da foto: Projeto Memória jornal Cruzeiro do Sul

No dia, 27 de abril de 1990, a cidade de Sorocaba inaugurava o seu segundo shopping center, o Regional, fruto do investimento do visionário sorocabano Elias Antônio José, que uma década antes fundava o Sorocaba Shopping Center, o primeiro shopping center da cidade e terceiro do Brasil.

O empreendedor Elias escolheu para sua nova empreitada uma grande área na divisa da cidade de Sorocaba com Votorantim, no quilômetro 99 da Rodovia Raposo Tavares, em um terreno que antes era de propriedade dos monges beneditinos e que ficou muito conhecido na cidade com “chácara dos padres”.

O shopping começou a ser construído na metade dos anos de 1980, ocupando uma área de 80 mil metros quadrados. Quando foi inaugurado contava com 219 lojas e era considerado um dos maiores empreendimentos do setor. Durante muitos anos, o shopping foi frequentado por pessoas de toda a região, contando com um grande mix de lojas, além de um hipermercado. Em sua área externa existia um grande parque infantil, fazendo do shopping um oásis para os pequenos.

Leia mais  Presença: Drive-Thru!

O empreendimento encerrou suas atividades em 1994 devido a dificuldades de acesso na época, além da concorrência com o Shopping Esplanada, que foi inaugurado um ano depois.

Nos anos 2000 o shopping voltou às suas atividades com o nome de Panorâmico Shopping Center. Atualmente o empreendimento conta com dois hotéis, mega lojas no ramo de esportes, cama mesa e banho, pet shopping, além de salas de cinema, restaurantes e um supermercado atacadista.

Comentários