Presença

#TBT: rua XV de Novembro

#TBT: rua XV de Novembro
Rua XV de Novembro, próximo à ponte Francisco Dellosso, em 1985. Crédito da foto: Projeto Memória Jornal Cruzeiro do Sul

O #tbt de hoje traz fotos da rua XV de Novembro, essa importante via que fica bem no Centro de nossa cidade. A rua XV, também conhecida como a “rua dos bancos”, é um polo financeiro e comercial expressivo de Sorocaba, ela liga o Centro até a região do além ponte. A rua é uma das mais antigas de Sorocaba, e já era utilizada bem antes de Baltazar Fernandes chegar em nossa cidade pelos índios, por isto seu traçado sinuoso.

Na rua XV está localizada a praça Artur Fajardo mais conhecida como “Praça do Canhão” devido aos dois canhões ali instalados que foram fundidos na Real Fábrica de Ferro de São João de Ipanema, que seriam utilizados na Revolução Liberal de 1842. O local pertencia à família do Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, que doou o terreno à Câmara da época com a condição de que permanecesse para uso público e não se edificasse no local.

Em homenagem à mãe do Brigadeiro, recebeu o nome de largo “Santa Gertrudes” e, a partir de 1900, praça Artur Fajardo, em homenagem ao médico sanitarista que veio com Emílio Ribas à Sorocaba para combater o surto de febre amarela em 1897 e 1900. Na rua XV de Novembro está instalada também a Igreja Presbiteriana Independente que foi fundada em 31 de julho de 1903 por um grupo de sete pastores liderados pelo reverendo Eduardo Carlos Pereira de Magalhães.

Comentários