Presença

#TBT: Praça Coronel Fernando Prestes

Mais conhecida como praça da Catedral, ela esteve sempre presente em todo o histórico de desenvolvimento da cidade
#TBT: Praça Coronel Fernando Prestes
Em 1914, procissão de Nossa Senhora das Dores. Ao fundo o bulevar Braguinha. Crédito da foto: Divulgação

A praça Coronel Fernando Prestes, mais conhecida como praça da Catedral, esteve sempre presente em todo o histórico de desenvolvimento da cidade. Pode ser acessada pelas ruas São Bento, Padre Luiz e pelos bulevares Braguinha, Coronel Benedito Pires e Maestro Carlos Gomes.

Em seu entorno há atrativos como a Catedral Metropolitana de Sorocaba — Igreja de Nossa Senhora da Ponte, com 250 anos, o Clube Recreativo Central, com 124 anos, o Gabinete de Leitura Sorocabano, com 153 anos, o Círculo Italo-brasileiro, com 102 anos, e o Sorocaba Clube, com 98 anos.

Prédios importantes como o antigo Teatro América, atual loja de departamentos, o edifício Sophia Cheda, com suas colunas de concreto aparente, o edificio Francisco Paulo Simone, com suas linhas curvas, também estão na praça, além dos monumentos ao Monsenhor João Soares e Dr. Joaquim Marques Ferreira Braga, o Dr. Braguinha e uma bela pérgula.

Leia mais  Presença: Jovens Titãs

A praça central de nossa cidade testemunhou grandes fatos que marcaram nossa história, como as feiras de muares, os surtos de febre amarela, a Noite do Beijo e grandes protestos populares. Ficou famosa a partir da década de 40 com o chamado footing, encontro de jovens aos sábados à noite.

A juventude da época andava em filas no centro da praça, uma fila só de homens e outras duas, ao redor, só de mulheres. Assim, caminhavam em círculo para flertarem e, possivelmente, se conhecerem.

Castro Alves poetizou que “A praça! A praça é do povo. Como o céu é do condor”. Sorocaba cresceu em volta da praça, assim como a maioria das cidades. E ela se mantém até hoje “testemunhando” tudo o que acontece em nossa cidade.

TBT é uma gíria popular que significa “Throwback Thursday” e pode ser traduzida, do inglês, como “quinta-feira do retorno” ou “quinta-feira do regresso”. A gíria, simbolizada por #tbt, é utilizada pelos usuários de redes sociais como hashtag para marcar fotos que se refiram ao passado.

Comentários