Presença

#TBT: Palácio dos Tropeiros

Palácio dos Tropeiros, também conhecido como Paço Municipal, é o edifício sede da Prefeitura
Pouco menos de 30 dias para a inauguração, em 15 de junho de 1981. Crédito da Foto: Arquivo JCS

O Palácio dos Tropeiros, também conhecido como Paço Municipal, é o edifício sede da Prefeitura de Sorocaba. Situa-se na avenida Eng. Carlos Reinaldo Mendes, 3.041. Com o Teatro Municipal Teotônio Vilela, a Biblioteca Jorge Guilherme Senger, o prédio da Câmara, o Monumento do Trópico de Capricórnio e o Monumento a Ayrton Senna, integra o conjunto arquitetônico do Alto da Boa Vista. No início da década de 1970, nesse local havia apenas o Jockey Clube e antenas de TV.

Leia mais  #TBT - Na arquitetura do tempo: o prédio do teatro São Rafael

 

A construção foi iniciada em março de 1979 e o prédio, já com o título de Palácio dos Tropeiros, foi inaugurado em 15 de junho de 1981, com bênção dada pelo bispo Dom José Carlos Castanho de Almeida sobre a marca da administração “Por uma Sorocaba melhor”, do então prefeito José Theodoro Mendes. O nome faz homenagem ao tropeirismo, que tornou Sorocaba referência no comércio de tropas no Brasil colonial. O projeto foi concebido pelo arquiteto Luiz Arthur Guimarães Navarrete e foi escolhido por meio de concorrência pública. O traçado de Navarrete para esta obra foi inspirado em uma parábola, imaginada em ritmo crescente do 1º ao 6º andar do prédio, simbolizando o crescimento futuro do município.

Construído em concreto e vidro, o Palácio dos Tropeiros tem seus quatro primeiros andares ocupados por secretarias, o quinto andar abriga um Mirante, com vista para a cidade. No sexto andar ficam os gabinetes do prefeito e vice-prefeito. O lago em frente à Prefeitura surgiu do aproveitamento de uma nascente de água. Além de embelezar o local, manter a umidade e a temperatura, afasta o calor excessivo. Suas águas abrigam carpas, tilápias, marrecos, patos e cisnes. No centro, dois jatos de água, movidos a motores mantêm a oxigenação da água e a umidade do local. O jardim e o estacionamento preservam espécies da flora do cerrado, como árvores de ipê. Uma pista de caminhada, denominada Odilon Araújo, oferece trilhas e equipamentos para a prática esportiva e de lazer. Há também no local um Parque Infantil, próximo à Biblioteca Municipal, com brinquedos e caixas de areia para crianças.

O conjunto arquitetônico do Paço Municipal é tombado pelo Conselho do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Turístico e Paisagístico de Sorocaba (CMDP) desde agosto de 2018, e é considerado um dos mais bonitos cartões postais de nossa Manchester Paulista.

Comentários