Buscar no Cruzeiro

Buscar

#TBT - Na arquitetura do tempo: o prédio do teatro São Rafael

18 de Abril de 2019 às 00:07
Manuel Garcia [email protected]
Manuel Garcia [email protected]

#TBT Fachada atual da Fundec. Crédito da foto: Manuel Garcia

Quem passa pela rua Brigadeiro Tobias não imagina a importância do bonito prédio da Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec) na história de Sorocaba. Ali já funcionaram o Teatro São Rafael, a Prefeitura e depois a Câmara Municipal.

Personalidades importantes da história do Brasil, como o Imperador Dom Pedro II, além de figuras históricas de Sorocaba e do Estado de São Paulo já estiveram ali para assistir a espetáculos ou solenidades políticas e, mais recentemente, para participar de eventos culturais.

Construído em taipa de pilão, o imponente teatro São Rafael foi inaugurado com uma grande festa em 1844 e logo se tornaria o preferido dos sorocabanos. Os espetáculos atraíam grande público e personalidades ilustres da sociedade local. D. Pedro II assistiu ali a uma apresentação teatral.

O grande movimento de pessoas no teatro e a imponência do prédio obrigaram a abertura de uma via que ligasse as ruas Quinze de Novembro e Monsenhor João Soares. Inicialmente, essa via era chamada de rua do Beco do Teatro, mas depois foi denominada rua Brigadeiro Tobias.

Por muitos anos, o São Rafael recebeu grandes companhias de teatro, com apresentações que lotavam suas dependências. Mas pouco a pouco os bons espetáculos foram se tornando raros e o público desaparecendo -- até que em 1933 o local fechou as portas definitivamente. O majestoso prédio sofreu algumas adaptações e dois anos depois já era ocupado pela Prefeitura, cuja sede funcionou ali até 1981, quando esta se transferiu para a atual, no Alto da Boa Vista.

Com o prédio desocupado, novas adaptações foram realizadas, dessa vez para receber a Câmara Municipal. No ano de 1999, o Legislativo também se mudou para seu novo prédio, no Alto da Boa Vista, ao lado do Paço Municipal.

Novas adaptações foram feitas novamente, desta vez para abrigar a Fundec, um dos mais movimentados e queridos espaços culturais de nossa cidade. A Fundec é a casa da Orquestra Sinfônica de Sorocaba, do Instituto Municipal de Música, oferece aulas de dança, canto, teatro e de musicalização para crianças, jovens e adultos. O local conta também com um Salão de Exposições e a Sala Fundec, um dos espaços mais modernos e aconchegantes para apresentações culturais diversas.

[gallery columns="1" size="medium" ids="108820,108819,108817,108818,108814"]

Galeria

Confira a galeria de fotos